O Papel da UBM e dos Blogs na Divulgação da Matemática


A imagem acima é um homenagem da UBM a todos os autores dos blogs dedicados a divulgação da matemática através da internet. Sendo assim, a União dos Blogs de Matemática (UBM) é primeiro site do país dedicado a catalogar e divulgar as idéias matemáticas produzidas gratuitamente por eles.

Nesse sentido, os leitores deveriam agradecer muito aos autores dos blogs que esforçam nesta tarefa, que é feita da melhor forma possível, e devido a nossa realidade e cultura, os posts e a manutenção dos blogs é feito na raça, de coração, buscando oferecer conteúdos diversificados a muitos estudantes que precisam desta bela ciência.


Queremos neste post, destacar o papel dos blogs de matemática na formação do conhecimento. Sabemos que a internet é a maravilha do século XXI e que existem muitos assuntos espalhados nesta grande rede. Neste sentido, entra o papel principal da UBM de trocar idéias e organizá-las com objetivo de oferecer ao leitor vários assuntos interessantes desta ciência.

A principal diferença dos blogs para os sites, é a sua dinâmica e interatividade com os seus leitores, buscamos ser transparentes nas divulgações, abertos aos diálogos e prontos para admitir os erros, que aliás, todos nós corremos o risco de cometê-los. Mas a humildade e a perseverança nos faz evoluir e torna-se pessoas melhores.

Os blogs transmitem conhecimento e sendo ele algo inacabado, de certa forma, o próprio autor é influenciado pelos comentários dos leitores, e sempre surgem novas idéias que irão contribuir para o próprio aprendizado do autor, sendo portanto, uma atividade saudável, ou melhor, uma nova forma de aprender e transmitir matemática, e a recompensa de todo este trabalho, aparece nos elogios dados pelos leitores através dos comentários. Sendo assim, aconselhamos os autores de blogs que configure-o para receber imediatamente esses elogios, não coloque barreiras ou burocracias na matemática que é uma ciência lógica e dinâmica.


Os matemáticos estão a todo momento procurando padrões e criando teorias para explicá-los, com teoremas e demonstrações. Foi assim que foram sendo criados e ampliados os conjuntos numéricos, a trigonometria, a teoria de limites, as geometrias não-euclidianas e outros assuntos dentro da Matemática. De modo análogo, vemos a importância de organizar o conhecimento matemático, pois temos que concatenar, analisar e aprimorar nossa própria matemática e é aí que surge a importância de ter um blog de matemática.

Acreditamos sim, no ditado que diz: "a repetição leva a perfeição" e é nosso dever cumprir o papel de professores virtuais do conhecimento matemático e fazemos isso principalmente através da escrita, das imagens, de diagramas, gráficos e fórmulas, sendo um ato saudável que requer cuidado, persistência e dedicação. Mas se fosse fácil, que valor teria?

Assim, como a vida em que temos que cuidar de nossa saúde e do nosso bem estar, temos também que cuidar de nossas idéias e do nosso principal meio de divulgá-las que é através desta maravilhosa ferramenta chamada blog. Conhecemos muitos blogs que começaram muito bem, com muito ânimo, mas que hoje encontram-se abandonados, mal-tratados e sem atualizações. Será que os blogs sofrem deste mesmo mal, de nascer, crescer, desenvolver e morrer? Provavelmente sim, mas para quem realmente gosta de matemática, todo esforço para mantê-lo vivo vale a pena.

Outro motivo importante para se ter um blog de matemática é a formação de amigos, pois você acaba conhecendo pessoas que possuem as mesma afinidades que você, formando uma comunidade virtual de interesses comuns, onde podemos trocar idéias, aprender e ensinar e novamente a UBM acelera este tipo de contato.

Sendo assim, crie hoje mesmo um blog, não custa nada, a plataforma Blogger lhe oferece todos os recursos para se ter um blog de qualidade. Além disso, a equipe da UBM está a disposição para exercer o seu papel de orientar e fornecer as dicas para que isso aconteça.

Prof. Paulo Sérgio C. Lino
Prof. Kleber Khilhian

4 comentários :

Olá amigos!
E assim caminha a humanidade em busca dos conhecimentos! Aliás, não é a primeira nem será a última delas, mas, com certeza, a Biblioteca de Alexandria Virtual desse momento tendo esse farol chamado UBM, haverá de cumprir os seus objetivos herdados da antiga biblioteca que teve a infelicidade, talvez por ser concreta, de sucumbir nas chamas ante a prepotência e ignorância de alguém que se julgava um sábio com autorizações divinas para extinguir o potencial conhecimento do ser humano e por sorte nossa, percebemos que ele apenas... atrasou essa disseminação do saber!
Um abraço!!!!!
Valdir, algum Imperador poderá dizer: Queimem os Livros de Matemática!, mas haverá a internet para continuara difundir o conhecimento.

É só ver a barra lateral com as postagens e perceber como são dedicados os matemáticos em escrever seus artigos, simplesmente pelo prazer, porque nenhum de nós sobrevive com o blog.

Isso é só o começo, passou-se apenas uma semana. Considero um sucesso total. Não consigo prever o que acontecerá mais para frente, mas desejo que se torne uma porta de entrada dos blogs de matemática.

Um abraço a todos;
"... prontos para admitir os erros, que aliás, todos nós corremos o risco de cometê-los."
Não só corremos o risco de cometê-los, mas frequentemente os cometemos, hehe.

Certamente a UBM é um grande incentivo para a criação de novos blogs de matemática, assim como para nós mantermos os nossos em dia!
E aliás gostaria de citar também que se aprende mais com os erros que com os acertos, de forma que eles prestam um papel importante na compreensão da Matemática. Obrigado Renato pelo comentário e volte sempre!

Postar um comentário

Cancelar comentário

UBM

União dos Blogs de Matemática