sexta-feira, 15 de abril de 2011

Carnaval da Matemática da UBM - Nº #01


Esta é a primeira edição do Carnaval da Matemática da UBM de 15 de Abril de 2011.

Abaixo seguem breves sinopses dos artigos enviados pelos autores dos blogs participantes. Estão ordenados por data de envio.

Por que Racionalizar o Denominador?

Blog: Blog Monthano
Autor: Pedro Roberto de Lima e Caroline Pereira

Esta postagem se dedica a justificar a ação de racionalizar os denominadores de simples frações numéricas. A explicação é bastante singela, e há quem diga que a fração fica mais bonita com o denominador racionalizado. Será mesmo?! 


Blog: Matemágicas e Números
Autor: Francisco Valdir

Neste artigo, o autor mostra uma forma de encontrar a raiz quadrada de um número com precisão de calculadora!



Musica y Matematicas
 
Autor: Elisa Benítez Jiménez

É estranho entender porque os músicos têm usado a matemática no seu trabalho ou matemáticos têm usado esse conhecimento para criar música. Há muitos exemplos: podemos começar com Pitágoras, talvez, um dos maiores matemáticos da história, que também era um filósofo e astrônomo. Pitágoras estudou a natureza dos sons musicais na escala diatônica.




Autor: Kleber Kilhian

Neste artigo, o autor descreve uma breve história da origem dos calçados e mostra como se pode encontrar o número do calçado através de uma fórmula matemática.


 



Autor: Paulo Sérgio C. Lino

Este é um interessante problema geométrico em que o autor apresenta uma resolução baseada em integrais duplas em coordenadas polares e no método de Newton para encontrar raízes de equações.  





Sete Notáveis Mulheres Matemáticas 

Blog: Fichário de Matemática
Autor: Rafael da Silva Santos 

Euclides, Euler,  Fermat, Descartes, Newton, provavelmente você já ouviu falar destes nomes famosos e para alguns estão até familiarizados com seus trabalhos e realizações, mas no caso de Agnesi, Sofia, amallie?  Estes três nomes estão entre os sete que temos selecionado nesses meses como um meio de divulgar e destacar algumas das  melhores e mais brilhantes matemáticas de todos os tempos.


O Paradoxo do Hotel de Hilbert

Blog: Drika's Blog
Autor: Drika Mendonça

Para ajudar a explicar o mistério do infinito, Hilbert criou um exemplo de infinito conhecido como Hotel de Hilbert. Este hotel hipotético tem o desejável atributo de possuir um numero infinito de quartos. Um dia um novo hospede chega e fica desapontado ao ser informado de que, apesar do tamanho infinito do hotel, todos os quartos estão ocupados.



Lembramos que todos os autores dos blogs filiados podem participar da próxima edição enviado o seu artigo para ubmath@ymail.com.

A UBM em nome de seus autores agradece a todos  os blogs que participaram desta edição. 

7 comentários:

  1. Olá, pessoal!
    "atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu"! Diz a letra da música carnavalesca de grande sucesso de Caetano Veloso.
    O carnaval, a maior festa popular do mundo, muito bem se presta para também, emprestando o poder do fonema "carnaval"... para ser usado pela UBM em despertar o interesse das massas encefálicas ávidas pelos conhecimentos, numa analogia das vibrações notada mente... corporais produzidas pela folia de Momo, promover essa 1ª edição do "carnaval da UBM"... a 1ª de muitas, esperamos, mas como também espero que, diferentemente nos festejos carnavalescos, o interesse, as ações e a continuidade pela busca da qualidade dos trabalhos e cooperações gerais, não acabem tudo numa próxima... quarta-feira! Parabéns, aos editores da UBM pela iniciativa e a todos os colegas participantes e também, aos nossos leitores, presentes e futuros!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Hola a todos, que buena iniciativa la del carnaval, para que nuestras entradas se lean y nosotros leamos las de los demás, me ha encantado participar en este primer carnaval de la UCM, del cual me entere por Tito Eliatron Dixit.
    Espero que mi entrada sea de vuestro agrado y dejéis en mi Blog vuestros comentarios.
    Saludos,
    Elisa

    ResponderExcluir
  3. Quero deixar meu sincero agradecimento a todos os participantes desta primeira edição do carnaval da UBM. Espero que esta seja a primeira de muitas edições.

    Lembrando que a UBM é mais um canal para a divulgação de Matemática, com a diferença de centralizar as últimas informações dos blogs filiados.

    Parabéns a todos nós e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. A iniciativa do Carnaval da Matemática da UBM em divulgar os posts dos blogs filiados foi de uma generosidade incrível.Sendo assim, as expectativas do futuro as mais motivadoras possíveis. E com o tempo, o devido reconhecimento dos blogs educativos matemáticos como sendo um canal aberto para o compartilhamento de ideias matemáticas entre professores e alunos. É possível construir redes de conhecimentos matemáticos na internet? Sim. A maior prova disso é os projetos do Prof. kleber e Prof. Paulo com O Baricentro da Mente e o Fatos Matemáticos respectivamente. E por fim a própria UBM que de certa maneira vem se concretizando como a porta de entrada para os blogs educativos de matemática do Brasil. Então a todos os devidos parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Kleber o seu trabalho assim como o do Paulo é motivo de orgulho.
    A Engenharia no dia a dia, espera poder contribuir com os Blogs/Sites Educacionais e que estes sejam uma nova fonte de disseminação do conhecimento e entreterimento.
    Através do Engenharia no dia a dia, teremos agora link através dos Banners também para UBM e o Baricentro da Mente.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jorge,
    Espero que tudo o que está acontecendo seja apenas a ponta do iceberg. Que a matemática seja difundida e aprendida por todos. Que quebre o paradigma de 'matemática é para nerds'. Com tantos blogs competentes hoje em dia ainda é difícil alcançarmos este objetivo sem uma contribuição por parte do governo. Já pensou se recebessemos 1 milhão em verba para nossos blogs? Faria muita diferença! Mas por enquanto, contamos com as nossas idéias, perseverança e boa vontade em querer fazer uma realidade melhor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Bela iniciativa do Carnaval da Matemática da UBM.Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Blogs/Sites Filiados