Sobre Cópias e Plágios

A UBM é uma entidade que valoriza o trabalho realizado pelos blogs filiados, sendo portanto, contra o plágio. Mas afinal o que é plágio?

Plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictória, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. É usurpar, roubar a essência criativa de uma obra. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa , assumindo a autoria da mesma.

Para evitar acusação de plágio quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT, especialmente no caso de trabalhos acadêmicos onde normalmente se utiliza a citação bibliográfica.

Para nós blogueiros de matemática, sabemos o quanto a nossa experiência influencia na criação de um post e que quase impossível criá-lo sem basear em alguma obra existente. Mas publicar um post de um outro blog, sem trocar uma vírgula e sem ao menos citar a fonte é uma falta de respeito muito grande, embora muita gente acha que o conteúdo disponível na internet é para ser usado livremente por todos. 

Além de ser crime, o plagiador está se negando a pensar. O reflexo disso a longo prazo é uma sociedade sem personalidade, sem a capacidade de promover sua própria inteligência.

A cópia não autorizada fere os direitos da pessoa que criou o texto. Procure acrescentar algo ao invés de fazer uma simples cópia.  Além disso, nós matemáticos estamos fazendo associações que nos leva a reflexão dos conteúdos matemáticos assimilados e dos novos conteúdos que devem ser aprendidos. Sendo assim, a cópia ou o plágio de um artigo ou de um post é um ato de preguiça mental e falta de criatividade. 

Sabemos que todos nós de certo modo, enquadra na "lei do mínimo esforço", principalmente na era Google, onde o Ctrl C e Ctrl V são praticados milhões de vezes todos os dias na internet. Particularmente, acreditamos que não existe evolução sem dor, sem esforço ou sem dedicação, pois se fosse tudo fácil, que valor teria?

Como esta prática é quase impossível de ser combatida, uma sugestão é colocar no mínimo uma figura ou diagrama e na confecção desta figura adicionar o endereço do blog, pois desta forma, se o post for copiado, a pessoa está fazendo o favor de divulgar o seu trabalho. E no caso de copiar sem não colocar as figuras, o post ficará incompleto.

"As felicidades tecnológicas não podem servir como desculpas para os atos praticados. A falha é de caráter, de esclarecimento e até de educação, no sentido próprio da palavra."


Prof. Paulo Sérgio C. Lino
Prof. Kleber Kilhian


Referências Bibliográficas:

0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática