Linguagem Pode ter Papel Importante na Aprendizagem e Significado dos Números

Nova pesquisa realizada com pessoas surdas na Nicarágua mostra que a língua pode desempenhar um papel importante na aprendizagem dos significados dos números.

Os estudos de campo pela Universidade de Chicago, realizado pela psicóloga Susan Goldin-Meadow e uma equipe de pesquisadores descobriram que pessoas surdas na Nicarágua, que não tinha aprendido a língua de sinais formais, não têm uma compreensão completa de um número maior que três.

Os investigadores suspeitaram da falta de compreensão de números dos nicaragüenses surdos, porque eles não assimilavam números com as palavras do número. Em vez disso, aprenderam a se comunicar com gestos de auto-desenvolvimento chamado "homesigns", uma linguagem desenvolvida na ausência de educação formal e da exposição a língua de sinais formal.

"A pesquisa não determina quais os aspectos da língua estão fazendo o trabalho, mas sugere que a linguagem é um papel importante na aquisição de número", disse Betty Tuller, um diretor da Divisão de comportamento e Ciências Cognitivas de programa da Fundação Nacional de Ciência (NSF), que financiou a pesquisa.

A descoberta pode ajudar a diminuir a gama de experiências que desempenham um papel na aprendizagem de conceitos de número. Por exemplo, as moedas e cédulas utilizadas na Nicarágua variam de tamanho e cor de acordo com o valor, e essas características dão pistas sobre o seu valor, mesmo se o usuário não tem conhecimento dos números.

Assim, esses sinalizadores usados pelos surdos permitem que eles conheçam cédula sem entender o seu valor numérico. "Os resultados mostram que simplesmente vivendo em uma cultura rodeada de números, não é suficiente para desenvolver uma compreensão de um grande número", disse Tuller.

Os resultados da pesquisa são relatados na edição atual da revista Proceedings, da Academia Nacional das Ciências (PNAS) em um estudo intitulado, "um número sem um modelo de linguagem." 

Fonte: Science Daily, fevereiro de 2011.

0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática