Carnaval da Matemática da UBM - Nº #03

Nesta terceira  edição do Carnaval da Matemática da UBM de 15 de Junho de 2011, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 6 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio.




Blog: Matemágicas e Números
Autor: Francisco Valdir

Nesta postagem o autor traz um complemento para uma outra postagem que fez sobre como calcular a área de um polígono utilizando somente as coordenadas de seus vértices.





Os 10 Mandamentos

Autor: Pedro Roberto de Lima e Caroline Pereira


Neste post, o autor mostra como Pólya resumiu suas “opiniões sobre o dia-a-dia do professor”, enunciando os seus dez mandamentos. 
Certamente estes mandamentos, alguns dos quais de caráter muito geral devem ser observados e colocados em prática por todos aqueles que lecionam, qualquer que seja a disciplina e em especial a matemática.






Estereotomia, Direto de Lisboa

Autor: Bruno Dassie a Paula Naciff

Neste post o autor fala sobre a Estereotomia, ou seja, a ciência que estuda o corte, a divisão de um sólido que pode ser utilizado na indústria, onde a Geometria Descritiva realiza um papel essencial. 

Um grande conjunto arquitetônico localizado na cidade de Lisboa é composto pelo Mosteiro de Jerónimos e pela Torre de Belém. Acesse o link e vejam as fotos. Realmente vale a pena um clique.






Prismas Ópticos

Autor: Kleber Kilhian

Neste post, o autor mostra os elementos e as propiedades dos prismas ópticos exaltando o contexto histórico e a abordagem de Newton para o desenvolvimento de sua teoria.






 As 10 Fórmulas que Mudaram a Face da Terra

Autor: Paulo Sérgio C. Lino

Este post é baseado em uma série de selos publicados na Nicarágua e relata as 10 fórmulas que influenciaram o mundo. Entre elas, podemos citar o teorema de Pitágoras, a lei de Boltzmann, a lei da alavanca de Arquimedes, etc.


Autor: Fernando Lopes

A vida de Newton pode ser dividida em três períodos. O primeiro sua juventude de 1643 até sua graduação em 1669. O segundo de 1669 a 1687, foi o período altamente produtivo em que ele era professor Lucasiano em Cambridge. O terceiro período viu Newton como um funcionário do governo bem pago em Londres, com muito pouco interesse pela matemática.

Essa é a história de Isaac Newton e seus estudos sobre Cálculo Diferencial e Integral. Espere que todos gostem, quaisquer dúvidas coloquem nos comentários. 

4 comentários :

Olá, para todos!
Sinto a falta de companheiros das edições anteriores, mas em compensação, temos a presença de três novos foliões nesta edição e que são: o casal... Bruno e Paula e o professor Fernando. Sinal que, nas próximas edições (serei mais uma vez o 1º da vez?)com o retorno dos veteranos, faremos uma festa momesca com mais pessoas!
Parabéns à equipe da UBM, aos participantes, blogs filiados e aos leitores! Até à próxima edição!
Um abraço!!!!!
Gostei da ideia da selação de postagens interessantes, e com certeza vou ficar participando desse carnaval, pois acho uma forma muito boa de divulgar a matemática. Um abraço.
Agradecemos muito a enpolgação de vocês com o Carnaval da Matemática. Também ficamos felizes com a presença de novos "foliões" como disse o Francisco e esperamos que mais blogs aderem a esta ideia.
Olá pessoal!
Gostei muito da ideia do blog. A divulgação tem dado um 'up' nas visitas do http://matematica100limite.blogspot.com/ depois que foi feita essa postagem aqui.
Essa troca de experiência e conhecimento também é bastante significativa pra nós que buscamos sempre aprender um pouco mais dessa linda ciência que é a matemática!

Abraços.
:)

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática