Carnaval da Matemática da UBM - Nº #05


Nesta quinta edição do Carnaval da Matemática da UBM de 15 de Agosto de 2011, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 8 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio. 


Autor: Flávio Resende Medeiros

Nessa postagem iremos explorar as maravilhas presentes nessa forma da geometria que denominados como cone, em primeiro lugar, essa forma encaixa-se na categoria de sólido geométrico  não poliedro, essa classe é caracterizada por seus ocupantes que ao menos uma de suas faces não é um polígono.





Tentar Entrar na Casa Mental da Matemática
Autor: Rafael Santos

O livro de Keith Devlin, "O Gene da Matemática", nos proporciona uma viagem incrível na compreensão do talento para lidar com os números e a evolução do pensamento matemático. Quando li um determinado capítulo intitulado: "Alguns conseguem, outros não - ou será que conseguem", fiquei de certa maneira em um estado reflexivo e pensativo durante algumas horas, no qual fiquei bastante motivado em escrever essa postagem.



Autor: Kleber Kilhian 

Os logaritmos, como instrumento de cálculo, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais básicas como soma e subtração. Vou aqui, mostrar como calcular logaritmos utilizando Tábuas de Logaritmos, assim como encontrar sua característica e a mantissa.





Distância Entre Dois Pontos Sobre a Superfície Terrestre 
Blog: Fatos Matemáticos 
Autor: Prof. Paulo Sérgio


Neste Post, vamos apresentar uma fórmula para calcular a distância entre dois pontos sobre a superfície terrestre. Para simplificar a fórmula que iremos obter, suponhamos que a Terra seja esférica e que conhecemos o raio terrestre e as coordenadas geográficas (latitude e longitude) de dois pontos sobre a superfície terrestre. Assim, é possível deduzir uma fórmula para distância mínima entre esses pontos. Antes de prosseguir, vejamos o conceito de coordenadas geográficas.



Blog: Blog Manthano
Autor: Pedro Roberto de Lima e Caroline Subirá Pereira 

Em geral, as casas possuem uma rede de água, uma de eletricidade e uma de esgoto.
Consideremos uma situação hipotética (e absurda!) que nos fornece um problema matemático dos mais curiosos: Supõe a existência de 1 casa. Esta casa, como é de costume, deve ter a ligação de água, de esgoto e de eletricidade.



Autor: Bruno Collares

Como será possível tratar com os alunos nas escolas o assunto “infinito”? Aqui me refiro ao infinito dos números. Uma ideia que normalmente vemos nos cursos de Análise Matemática (no meu caso para Licenciatura) a respeito do infinito, ou dos “tamanhos” do infinito, é o famoso Hotel de Hilbert.

Blog: Matemágicas e Números
Autor: Francisco Valdir

Múltiplo, significa... produto, e para se encontrar os múltiplos de um determinado número dado, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números inteiros, i. é: 
Z = { …,-3,-2,-1,0,+1,+2,+3,...}.
Por comodidade, vamos usar:
Z+ = N = { 0,1,2,3,4,5,...} 
para exemplificar a procura dos múltiplos de um certo número dado, por exemplo: o número 20, o mesmo deverá ser multiplicado pelos elementos desses conjuntos, e desse modo obtemos (a tabuada do 20) o conjunto dos múltiplos de 20, ou seja: M (20) = { 0, 20, 40, 60, 80, …} e que são os produtos de: 20 x 0; 20 x 1; 20 x 2; 20 x 3; 20 x 4,... até onde se desejar!


Nada Convencional!!! 
Blog: Drika's Blog
Autor: Drika Mendonça

Curioso, não? Temos aí um exemplo claro da presença da Matemática. Matemática e arte. Tony Orrico é um artista visual, performer e coreógrafo. Seus Penwald Drawings foram apresentados e expostos internacionalmente, atraindo a atenção de muitas pessoas.


6 comentários :

Sim. Hoje é 14. Mas para aproveitar o domingo, quando temos um pouco mais de tempo para pesquisar na internet, decidimos antecipar a publicação do Carnaval da Matemática. Agradecemos a todos pela participação com ótimos artigos. Um abraço a todos!
ótima seleção dos Blogs participantes, postagens incríveis. Ótimo para relembrar-mos algumas postagens ou para conhecermos novas

odiarioeducacional.blogspot.com
Olá, amigos!

Eita ferro! Que folia arretada, seu! O carnaval, até que dessa vez... bombou!!!!!

É cada postagia bonita de se ver e até de ler! Alegria, alegria, minha geeeennnnteeeeeeeeeeeee!

Atrás do trio elétrico só não vai quem... esqueceu
De se inscrever nessa edição, e agora...
Só na próxima e que vai dar o seu
Recado pro sr e pra senhora!

Esperem aí! Essa folia... mau, mau não está, mas bem, bem... tbm não tá! Vocês naõ estão notando não?????
Eita... danou-se! Que catinga de macho de macho é essa!!!!! Também pudera! Somente duas damas na folia! Oh, meu! Vamos ver se nas próximas edições, esse quadro muda de figura! Façam assim, continuem com a animação que eu vou ali em casa buscar uma... máscara contra gases! é o jeito! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!

Sucessos para todos!

Um abração!!!!!
Perdi essa edição por conta da data, pois estava certo que seria dia 15, quando fui participar não tive tempo mais. Fica para a próxima ediçao. Meus parabéns fizeram as postagens acima e vamos curtir esse carnaval matemático.
O Carnaval da UBM está virando festa tradição e o Fichário de matemática quer em todas agora festejar. Essa teve mais folia, mas na próxima estaremos aqui de novo e encontrar mais blogs festejando.
Ando muito ocupado, como disse no editorial. Mas faço questão de deixar o meu apoio e incentivo a este grande evento mensal da UBM.

Postar um comentário

Cancelar comentário

UBM

União dos Blogs de Matemática