Carnaval da Matemática da UBM - Nº #06


Nesta sexta edição do Carnaval da Matemática da UBM de 15 de Setembro de 2011, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 11 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio. 


Autor: Francisco Valdir

Corre o ano de 2090, e agora a Terra dispõe de três artefatos que lhes garantirá estabelecer o maior índice de oxigenação bem como, a retirada do excesso de gás carbônico da atmosfera, que foi o causador do problema do aumento da temperatura ambiente, produzido pelo “efeito estufa”, o que causou a elevação do nível das águas dos oceanos e todas as conseqüências esperadas, entre elas, a perda de áreas de terras habitáveis como os países baixos e em outras regiões do globo terrestre.

Grandezas Fundamentais e suas Derivadas
Autor: Flávio Resende Medeiros

É muito importante o estudo sobre grandezas pois especificamente na área da física elas são utilizadas constantemente por meio de fórmulas e outras, podemos observar esse uso fortemente na área da mecânica.

Essa área procura analisar as variações de energia, as forças nos mais distintos sentidos e direções que atuam sobre um corpo, consequentemente, não podemos deixar de citar, o movimento que será produzido com a força resultante sobre o corpo faz parte desse estudo..



Autor: Rafael Santos

A teoria geocêntrica, atualmente refutada pela ciência, afirmava que a Terra era o centro do universo, e enorme foi sua influência sobre a ciência grega e a medieval por cerca de 1300 anos. O modelo geocêntrico, também conhecido como sistema ptolomaico, fora desenvolvido por filósofos da Grécia Antiga, porém, coube ao filósofo Cláudio Ptolomeu de Alexandria, que viveu por volta de 90-168 d.C., escrever o trabalho grego definitivo em que a teoria geocentrista tentava explicar como os planetas, o Sol, e até mesmo as estrelas orbitavam em torno da Terra.



Uma Interpretação Geométrica Para Sistemas de Equações de Duas Incógnitas 
Blog: Blog - Bruno Collares 
Autor: Bruno Collares


As vezes paro para pensar a respeito do ensino de Sistemas de Equações lineares. Vejo que a grande maioria das escolas (pelo menos aquelas que tive contato aqui no sul) trabalham com sistemas sem uma interpretação geométrica adequada, na minha opinião. Tudo bem, uns podem justificar que trabalham equações e sistemas na 6ª série (ou 7º ano no novo currículo nacional) e que a interpretação geométrica se daria a partir da função linear ou a equação da reta em geometria analítica apenas no ensino médio, sendo assim não “faria sentido dar um enfoque geométrico numa 6ª série”. Outros poderiam ir até mais longe e se basear em Piaget, talvez nas etapas de desenvolvimento da criança, para justificar a ausência deste enfoque geométrico.



Blog: Blog Manthano
Autores: Pedro Roberto de Lima e Caroline Subirá Pereira 

Parece-me conveniente que a primeira postagem publicada no Blog Manthano justifique seu nome. Contudo, o pequeno texto que se segue não só irá cumprir esta tarefa como também irá responder qual é a origem e o significado do termo matemática (etimologicamente falando).


Manthano (μανθάνω), palavra que nomeia o Blog, é um verbo grego que significa "aprender"
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Autor: Professor Fernando Lopes

"Seu corpo é sua senha". É desse princípio que parte a biometria.
O humano é um ser que vive em sociedade, ou seja, não nasce para ser sozinho. No dia-a-dia dependemos uns dos outros para qualquer situação. O problema é que não nascemos programados para nos limitarmos apenas às nossas funções, do mesmo modo que não nascemos para aceitar o mundo do jeito que ele é. No fundo, cada pessoa prioriza seus próprios interesses e algumas não hesitam em prejudicar os outros para alcançar seus objetivos. Logo, o humano não é confiável. Assim, há tempos que se faz necessário o uso de mecanismos para restringir o acesso a determinados lugares ou serviços, por exemplo. Como nada é 100% eficiente, a busca pela solução perfeita é contínua. Uma das idéias mais promissoras que surgiu é o uso da Biometria, conceito esse explicado a seguir.
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Blog: O Baricentro da Mente
Autor: Kleber Kilhian

Este estudo foi baseado em artigos de livros e internet que, geralmente, vêm numa forma básica. Procurei aqui detalhar cada passagem, com o desenvolvimento dos cálculos e com ilustrações, para que o estudo ficasse mais abrangente e mais palatável.
Bonaventura Cavalieri nasceu em Milão em 1.598. Foi aluno de Galileu e atuou como professor da Universidade de Bolonha de 1.629 até 1.647, ano de sua morte.
A grande contribuição de Cavalieri à Matemática é o tratado Geometria indivisibilibus de 1.635. Neste tratado é apresentado o seu método dos indivisíveis, cuja motivação direta se encontre nas tentativas de Kepler de achar certas áreas e certos volumes.



Arquimedes e o Volume da Esfera 
Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Professor Paulo Sérgio

Acredito que a descoberta feita por Arquimedes (287 - 212 a.C.) sobre a fórmula para calcular o volume da esfera pode ser considerada como uma das maiores descobertas matemáticas de todos os tempos. O que torna essa descoberta fascinante é o método empregado por Arquimedes e que de certo modo, influenciou Cavalieri em seu princípio para determinar o volume de vários sólidos quase dois mil anos depois.

Alguns estudiosos atribuem a Arquimedes a invenção do Cálculo Integral, pois nesta descoberta do volume da esfera e também de outros sólidos tais como conóide (parabolóide de revolução) e esferóides, aparece a primeira manisfestação da ideia básica de integração. Convido os leitores a se opinarem sobre este tema no final deste post.


Curiosidades sobre Números 
Blog: Quintal da Educação
Autora: Alessandra Bonato Altran

Você conhece o número mágico?

1089 é conhecido como o número mágico. Veja porque:Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 875. Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior:
875 - 578 = 297. Agora inverta também esse resultado e faça a soma: 297 + 792 = 1089 (o número mágico).
 m sobre este tema no final deste post.


A Física Quântica e o Pensamento Humano 
Blog: Infravermelho
Autor: Jairo Grossi

O mundo quântico desafia as regras da lógica comum. Partículas rotineiramente ocupam dois ou mais lugares ao mesmo tempo e nem sequer têm suas propriedades bem definidas até que sejam medidas.
Para que possamos entender como eles estabeleceram esta relação, é preciso conhecer um pouco da mecânica quântica, e para isso nada mais adequado do que usarmos explicações práticas, já que a teoria envolvida é um pouco complicada. Vejamos então o caso de uma experiência relativamente simples de entender...


Vídeo Cordel Malba Tahan 
Blog: Universo dos Números
Autor: Professora Aline Laba

Como prometido, aqui está o vídeo do Cordel sobre a história do Malba Tahan, feito pelas meninas da 8ª série. Agora tem som! ! ! 




2 comentários :

Olá, para todos!

É isso aí, meus amigos! Que carnaval mais animado, é esse meu irmão!!!!!!

Estou notando que mais amigos blogueiros... felizmente, começam a entender que: blog é um veículo de comunicação, isso é certo e notório! só que... o seu conteúdo, seus ensinamentos e/ou esses seus recados, devem chegar ao conhecimento dos interessados e em um tempo, eu diria, não muito dilatado! Ainda bem, que existem pessoas que criam, gerenciam e tocam, instituições como a UBM, garantindo aos blogs filiados a rapidez na divulgação dos nossos trabalhos.
Meus parabéns à UBM, aos foliões novos e/ou veteranos!
Temos, onze foliões (recorde!) nessa edição! Beleza pessoal, sucessos e vamos comemorar... até a próxima edição!!!!!

Um abração!!!!!
Nossa, fiquei surpresa e feliz com o Carnaval desse mês. Bom saber que outros blogueiros estão divulgando seu trabalho. Nesse nao participei, mas pode contar comigo no Carnaval 7. Abraços.

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