Carnaval da Matemática da UBM - Nº #07

Nesta sétima edição do Carnaval da Matemática da UBM de 15 de Outubro de 2011, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 11 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio. 


Autor: Francisco Valdir

Para que as nossas afirmações tenham aceitação de verdade, devemos provar a sua eficácia, a sua veracidade através de um tipo de teste, através de alguma... prova!
A matemática é uma ciência exata, disso ninguém tem dúvidas, porém, quando se faz, ou se realiza alguma operação matemática, para termos certeza que aquela operação foi feita corretamente, devemos empregarmos um tipo de teste, uma prova para a operação realizada (adição, subtração, multiplicação ou divisão) tipo: prova real ou prova dos noves fora.

Autor:Prof. Sandro Viégas


Em Física, queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade.
Exemplos:
  • Uma nave espacial com seus propulsores desligados
  • A trajetória da Lua ao redor da Terra, a órbita da Terra ao redor do Sol, ou a órbita de um asteróide ao redor do Sol.
  • Na Terra, caindo através de um tubo no vácuo, por exemplo:
        • Para um experimento físico
        • Nos centros de experiências da NASA

Autor: Igor Machado Moura

Nos cursos de exatas, oferecido nas universidades de todo o brasil e em outros paises, existe a matéria de Calculo Diferencial e Integral.Percebemos que nesta area  da matemática encontramos diversas aplicaçoes em areas  do conhecimento que dependem  da matemática para a execução de calculos;podemos citar como exemplo a Física, Quimica, Economia, etc.
 Dentre essas aplicações, abordaremos o papel dos limites e derivadas no estudo dos movimentos retilineo e uniforme(MRU) e retilineo uniformemente variado(MRUV).

O Poder Educacional Presente na Internet
Autor: Flávio Resende Medeiros

Apesar da grande precariedade na educação brasileira, o estudante com grande determinação e força de vontade consegue destruir grandes obstáculos em seu caminho. O seu estudo pode conter com uma grande ferramenta que apesar dos problemas apresenta uma grande variedade de textos, videos, fotos, essa ferramenta é a internet.



Autor: Rafael Santos

Uma legião de renomados cientistas da computação afirma que no futuro a humanidade perderá a sua supremacia intelectual e que, as possibilidades de tal cenário se consolidam mais a cada triunfo de ordem técnica que ocorre nos avançados institutos de pesquisa acerca da inteligência artificial. O medo disto é tamanho que até existem altos tecnólogos que defendem veemente a interrupção imediata de algumas linhas de investigação científica. Determinada fobia em relação às prováveis criaturas mecânicas do amanhã ganhou o nome de “síndrome de Frankenstein”.


Blog: Blog Manthano
Autores: Pedro Roberto de Lima e Caroline Subirá Pereira 


O surgimento dos números complexos está intimamente relacionado ao aparecimento de raízes quadradas de números negativos em algumas expressões matemáticas. Os matemáticos, há muito tempo, sabem resolver equações quadráticas. Hoje em dia usamos uma fórmula bem conhecida e que chamamos (no Brasil) de “fórmula de Bhascara”.



Blog: O Baricentro da Mente
Autor: Kleber Kilhian

Durante uma aula de Estatística no curso de graduação em Matemática, cujo assunto era Regressão Polinomial, a solução para o problema dependia da resolução de um sistema de equações com três incógnitas. Naturalmente, começamos a resolvê-lo escalonando-o. Foi então que nosso professor mostrou-nos um método alternativo para a resolução de sistemas lineares: O Método de Castilho. Veremos a seguir como se procede.


EDOS's e Juros Continuamente Compostos

Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Professor Paulo Sérgio 

Para longos intervalos de tempo, como por exemplo abrir uma conta poupança para um período de mais 30 anos ou mais de 360 meses, podemos obter bons resultados substituindo o modelo discreto por um modelo contínulo. Deste modo, podemos usar as equações diferenciais de primeira de ordem para resolver tais problemas de forma simples. Recomendamos mais esta leitura interessante do blog Fatos Matemáticos. 


 2 + 2 = 4 ... sempre?

Blog: Blog Bruno Collares
Autor: Bruno Collares


Olá! Primeiramente quero antecipar dizendo que o termo “sempre” é SEMPRE controverso, factível de dúvidas. Se você ler um ‘paper’ de psicologia, dificilmente verá a palavra “sempre”. Outro exemplo que podemos citar é no futebol. Você pode dizer “O Guiñazu sempre é expulso nos jogos do Inter, por causa daqueles carrinhos temerosos temerários”, mas na verdade nem sempre ele é expulso, e portanto esta afirmação é apenas um exagero devido à emoção, ou a qualquer outra coisa. Vejamos um terceiro exemplo, caso eu não tenha sido claro ainda. Se você estiver realizando uma pesquisa rápida de opinião, você perceberá que nem todos irão dizer a mesma coisa, mesmo a pergunta sendo algo do tipo “Você prefere dormir em um colchão de molas ou num colchão de pregos?”. O que quero dizer é que nem tudo (ou melhor, quase nada) é exato. Inclusive arrisco minha cabeça (e com propriedade) para dizer que praticamente nada é exato neste mundo...

 Fatorando Equações Quadráticas on-line

Blog: Blog Prof. Edigley Alexandre
Autor: Prof. Edigley Alexandre
 
Navegando pela imensidão da internet, encontrei um script que pode lhe ajudar muito em suas atividades. O script tem a função de fatorar equações do 2º grau (ou quadrática) de forma aleatória e ainda dando dicas de possíveis soluções.

Como assim aleatórias? O programinha gera equações quaisquer e a partir delas são desenvolvidos os demais passos para se encontrar a forma fatorada da equação e por final a solução real da equação (essa parte manualmente).

 Lei de Benford

Blog: Giga Matemática
Autor: Diego Sousa
Abordaremos neste post um fato muito interessante: A Lei de Benford. Mas o que é exatamente a lei de Benford? Bem, a Lei de Benford, também conhecida como a "Lei dos Primeiros Dígitos", é uma ferramenta muito poderosa e muito simples que aponta suspeitas de fraudes, fraudadores, sonegação de impostos, contabilístas mediócres e erros de digitação. Aqui vai uma questão de probabilidade:

"Dado uma amostra de números aleatórios de uma fonte de dados qualquer, qual a probabilidade do primeiro dígito ser 1? E de ser 5? E 9?"


1 comentários :

Olá, para todos!

Mais um carnaval e mais um clube do bolinha... seu! Em termos numéricos... estamos empatando com a edição passada mas, temos uma coisa pelo menos, para comemorar, que é... a adesão de novos foliões, muitos bem e sucesso para vocês! Por outro lado, temos um pessoal em greve... as mulheres! Por causa disso é que eu estou me esbaldando aqui fantasiado de astronauta, que é para disfarçar o uso da máscara contra gases, uma vez que mais do que antes, a inhaca de macho está pior! KKKKKKKKKKKKKKKKK!

Mas. é isso mesmo, vamos comemorar, vamos até nos preparar para a próxima folia!

Um abraço!!!!!

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática