Carnaval da Matemática da UBM - Nº #09

Nesta nona edição do Carnaval da Matemática da UBM de 15 de Dezembro de 2011, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 9 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio. 


Autor: Francisco Valdir


Na postagem anterior (flechas no século XXI são mais temidas … que as bombas atômicas), eu ensinei como enfrentar sem medo de errar, a colocação das flechas e do sentido destas , quando nos deparamos com o cálculo da regra de três simples ( proporção formada pela igualdade entre duas razões) onde apenas duas grandezas são usadas ali. Estão lembrados? Não? Então, vamos relembrar: caso as duas grandezas são tais que: quando uma aumenta de valor faz a outra grandeza também ter crescimento, então estaremos lidando com... uma regra de três simples, direta, pois esse comportamento se dá entre as chamadas... grandezas diretamente proporcionais e o sentido das flechas que desenhamos ali, serão idênticos, i. É: ambas apontarão para cima ou para baixo!

Blog: Pegasus
Autor: Paulo Coimbra


O "Banco da Matemática" (41º 44' 10.6" N, 7º 28' 8.18" O), colocado na chamada Praça Sul - margem esquerda da Ponte Pedonal de Chaves, é composto por 7 blocos cúbicos com 60cm de aresta. A composição gráfica nas faces superiores é composta de rectas e curvas, à primeira vista parecendo ter um desenho arbitrário, mas que é de facto geometricamente rigorosa. Algumas pistas que estiveram na origem desta construção geométrica são descritas de seguida. Têm por base a obtenção, por via geométrica, do valor de termos de algumas sucessões numéricas, tomando como unidade o comprimento do lado duma face.

A Matemática por trás do Angry Birds 
Autor: Professor Edigley Alexandre

É impossível olhar para o Angry Birds e não associar diretamente à uma parábola (gráfico de uma função do 2º grau). Pelo menos para matemáticos, físicos, enfim, para o pessoal de exatas isso é mais que óbvio. 
Criei um problema e uma modelagem matemática desse joguinho que pode ser aplicado numa aula tranquilamente, tornando-a mais divertida e com retorno de aprendizagem.

Torneio de Futebol na Bahia
Autor: Matheus

Num torneio de futebol realizado no estado da Bahia participaram quatro equipas e cada uma jogou com as outras três. O sistema de pontuação foi o habitual: 3 pontos por vitória, 1 por empate e 0 por derrota. O torneio foi emocionante: cada clube obteve mais um ponto que o classificado seguinte.

A classificação final foi a seguinte:

Bahia
Jequié
Vitória
Poções



Autor: Bruno Collares

Enfim, de férias da faculdade, semestre da formatura… Este semestre finalizo uma caminhada bastante divertida e suada, e hoje trago uma curiosidade bem engraçada, as vezes revoltante para alunos das exatas, mas muito curiosa mesmo. Tudo gira em torno da igualdade 1+1=2, válida nos Reais. Num dos tópicos anteriores, discutimos quando que 2+2=4, dependendo de que anel estamos tratando. Hoje trago apenas uma curiosidade retirada de um “PPT” criado por alguém revoltado com engenheiros e matemáticos, um manifesto bem engraçado diga-se de passagem. Trago o manifesto com algumas modificações e adaptações.
Primeiro, qualquer um aprende na escola que 1+1=2 (todos que leram o post “2+2=4 sempre?” sabem que nem sempre isso é verdade), como sendo a soma de dois números reais. No entanto, escrever que 1+1=2 pode ser considerado banal e sem utilidade alguma para muitas pessoas.


Blog: Fichário de Matemática
Autores: Rafael da Silva 

Leopold Kronecker com o pensamento acima escrito, acreditava que a partir dos números inteiros era possível desenvolver todo o restante da matemática. Apesar de diversas áreas da matemática atualmente não possuir uma relação direta com os números, devemos no entanto reconhecer que os números inteiros possui um papel fundamental na matemática. Haja vista que é para a maioria das pessoas a primeira introdução à matemática.  O que podemos observar é que nossa capacidade de lidar com os números repousa grandemente em três capacidades mentais: senso numérico, capacidade numérica e capacidade algorítmica. Capacidades essas que abordaremos em outra oportunidade. Nos ateremos ao o que o título do post nos propõe.  Examinaremos em breves palavras o senso numérico.


 Ângulos entre as Ligações Químicas na Molécula de Metano

Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Professor Paulo Sérgio


A geometria de uma molécula é um fator preponderante para determinar suas propriedades e o ângulo entre as ligações químicas é um aspecto quantitativo da geometria molecular.

O termo elétrons de valência refere-se a todos os elétrons que estão ligados mais fracamente ao átomo e portanto, estão relacionados com as ligações químicas.



 Zero: O Número que Tentaram Proibir

Blog: Infravermelho
Autor: Jairo Grossi


Nos dias de hoje, todo estudante entende o significado do zero. Então porque será que, na história da humanidade, ele custou tanto a ser aceito?
Há evidências de que os primeiros sistemas de contagem tiveram início em aproximadamente 3000 a.C., no Egito, Mesopotâmia e Pérsia. (veja no mapa). No entanto, o surgimento do número zero se deu somente em torno de 300 a.C.
Não era preciso ter um número para expressar a falta de alguma coisa. 

 O Refinamento de Snell

Blog: O Baricentro da Mente
Autor: Kleber Kilhian
 
Willebrord Snellius (1580 – 1626) foi um matemático e astrônomo holandês, mais conhecido pela sua Lei de Snell-Descartes, mas com muitos feitos na área matemática.
Snellius foi um grande matemático, produzindo um método diferenciado para calcular π, sendo o primeiro aprimoramento desde tempos remotos. Esse método foi chamado de Refinamento de Snell. 



1 comentários :

Olá, para todos!

Brasil, terra do futebol e do carnaval! É uma verdade "verdadeira" e avaliando as duas, é a festa monesca a que mais atinge e atrai as pessoas, pois afinal, aqui no Brasil... tudo termina... rsrsrsrs... em samba!
Caramba, eu não sei jogar futebol, só torço pela seleção brasileira, desde que esteja jogando bem, senão, senão! Mas, como pretendo ser inteligente, sempre estarei presente no "Carnaval da UBM! Por que? Um evento decente que promove com rapidez e organização, o envio das minhas comunicações a respeitos dos meus ensinamentos, dos meus conhecimentos e das minhas descobertas, para meio mundo de leitores da internet, muito mais do que eu sozinho poderia obter. Então, eu sabendo disso, com tantas vantagens a meu favor, descartaria essa oportunidade? Pense nisso, também!
Mais um carnaval e mais uma vez, sou "primeirão" (está virando, rotina) na inscrição para as postagens nas edições do evento, rsrsrsrs! Diminuiu o número de participantes veteranos (uma pena) porém temos foliões novos ( ótimo! Isso prova que... há vida inteligente sobre a Terra!) e podemos notar que, a qualidade dos artigos apresentados são de altíssima importância, é recorde nesse aspecto! Parabéns, para os participantes do evento, para os ausentes também ( falando em ausência, é lastimável, esse recorde batido pelo gênero feminino. Eita, temos uma festa do..."Clube do Bolinha"! KKKKKKKKK!), para a UBM, celeiro das mentes inteligentes e diligentes, na luta para tornar o ensino democrático no Brasil, mais eficiente!

Boas Festas e um 2012 diferenciado... para melhor!!!!

Até breve! Até o próximo carnaval, galera!!!!

Um abraço!!!!

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática