Carnaval da Matemática da UBM - Nº #10

Nesta décima edição do Carnaval da Matemática da UBM de 15 de Janeiro de 2012, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 5 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio. 


Autor: Flávio Resende Medeiros


A ciência é a principal atividade humana, ela foi capaz de transformar a nossa vida, desde os mais símples aspectos aos mais grandiosos. Utilizamos diariamente produtos que para a sua invenção, sua produção, foram necessárias diversas pesquisas, experimentos, ou seja, a ciência...

A mecânica quântica, medicina, astrofísica são exemplos extremos dessa nossa busca pelas respostas, a exploração dos demais astros junto ao poder capitalista marcou e ainda marca nossa vida, entraremos em uma nova corrida espacial assim como ocorreu nos anos de 1957 a 1975, no período da chamada guerra fria?

Autor: Pedro Roberto de Lima e Caroline Subirá Pereira 

Hoje, 06 de maio, como bem nos alertou a UBM, é comemorado o dia Nacional da Matemática (no Brasil, é claro). É, portanto, uma excelente data para se iniciar uma série de postagens.


O objetivo será esclarecer alguns pontos que podem causar confusão. Em alguns casos os erros podem, inclusive, comprometer a clareza e precisão da Matemática (duas características fundamentais desta ciência), como é o caso do que vem a seguir. 

Seja α um plano, sejam P e Q dois pontos e seja r uma reta...

Fatoração Isolada ... É Poderosa!!! 
Autor: Francisco Valdir

Depois de apresentar aqui os trabalhos sobre: critérios de divisibilidade; métodos de fatoração de números compostos; métodos para se encontrar o máximo divisor comum (MDC) entre dois ou mais números e o mínimo múltiplo comum (MMC) também, entre dois ou mais números, como que encerrando para o momento esses assuntos, resolvi destacar a importância que o domínio da fatoração isolada tem, para dar conta da solução para se encontrar simultaneamente, os MMC e MDC entre dois ou mais números dados. É isso mesmo! Quem domina perfeitamente a fatoração isolada de um número composto (produto de números primos menores que o número dado), e uma vez que tenha feito isso para vários números, poderá aproveitar esse trabalho de fatoração e facilmente encontrar tanto o MMC, quanto o MCD deles sem maiores dificuldades.

Motivação na Matemática
Autor: Paulo Sérgio

Sempre fui preocupado nos métodos que devemos aplicar ou nas reflexões que devemos fazer para resolver os exercícios, compreender uma demonstração ou mesmo uma teoria.

Deste modo, sempre penso em alguma frase motivadora para vencer esses desafios, que apresento agora a todos vocês.



 Porque as Porcas São Sextavadas

Blog: O Baricentro da Mente
Autor: Kleber Kilhian
 
Você já parou para pensar porque as porcas são sextavadas e não formadas por um outro polígono como pentágono, octógono ou mesmo um decágono? É certo que encontramos porcas em formato quadrado, mas a escolha por fabricar uma porca no formato hexagonal não é por acaso e, neste post, vou mostrar porque uma porca neste formato é mais eficiente.



3 comentários :

Olá, para todos!!!!

Quando chegamos nesses períodos de festas de fim/início de ano, acontece isso mesmo! Gastamos muitas energias nas comemorações, planejamentos, viagens e outras atitudes. Eu, por exemplo, estou fora do meu refúgio habitual, turistando e por isso, as postagens do meu blog estão temporariamente paradas! Mas, para o caso do Carnaval da UBM, eu não arredo pé e sempre estarei participando dele, pelas vantagens que o mesmo oferece aos seus filiados no tocante à veiculação abrangente e rápida, para postagens interessantes nos blogs afiliados.
Nessa edição, eu não quis ser o primeiro da listagens dos participantes, pois até então, era meu costume em brincar de ser o... primeirão e calculei o tempo dessa vez, de sorte que fosse mesmo o antepenúltimo na ordem de apresentação das postagens! Esperava que, mesmo havendo essa calmaria na agitação intelectual do período festivo, houvesse nessa edição do carnaval a presença de uns... 8 foliões! Quase que eu acerto, mas, os cinco que se apresentaram representam muito bem, a qualidade, interesse e a objetividade dos 48 filiados à UBM, os quais não participaram desse evento, porém, nos próximos carnavais, estarão dando o ar de suas graças por aqui!
Parabenizando à todos, pelo apoio que teen dado à UBM, quer seja pela: filiação de blogs, participação nos eventos e procuras de ajudas e/ou leituras aqui.

Um abraço!!!!!
Passando para conhecer o blog, muito bom e com ótimo conteúdo!!
Parabéns pelo espaço!!

Postar um comentário

Cancelar comentário

UBM

União dos Blogs de Matemática