O Papel da UBM e a Busca Pela Qualidade

Um dos objetivos da UBM é agregar todos os blogs de Matemática em um mesmo local, de modo a facilitar a leitura dos novos posts publicados pelos blogs filiados. É algo inviável visitar vários blogs todos dias para ver se há alguma novidade. Além disso, constatamos que a UBM está cumprindo o papel de enviar visitantes aos blogs filiados. 
Até que ponto o internauta à procura de conhecimentos matemáticos na internet pode confiar nos posts publicados pelos blogs?
Esta pergunta é muito difícil de ser respondida, pois a internet pode ser usada por qualquer um de forma útil, publicando assuntos de qualidade ou para fins de muito mal gosto. Por isso, não devemos confiar totalmente no que é publicado na rede mundial. Além disso, atualmente basta ter uma internet, força de vontade e pouco conhecimento de html para criar um blog e escrever muitas ideias sobre vários assuntos de qualidades duvidosas. 

Por isso, a UBM recomenda a todos os blogs filiados que ele será visitado por muitos internautas, analisado por professores e estudiosos e no final será recomendado ou desprezado. Por isso, devemos ser cuidadosos ao elaborar um post, devemos pesquisar nos livros, consultar os colegas blogueiros, e também na internet sobre o assunto a ser publicado. Uma figura de qualidade e um texto sem erros ortográficos contribuem na qualidade de um post.

Como ficou claro no estatuto da UBM, não responsabilizamos pelos conteúdos publicados pelos blogs filiados, mas devem no mínimo publicar assuntos relacionados a Matemática ou área afins. O blog que descomplir essa regra será retirado sem aviso da barra lateral onde são divulgados os posts mais recentes.


Além disso, o banner colocado em cada blog, não é um selo de qualidade, é apenas uma forma do blog filiado divulgar a entidade para um público que tem afinidade com a Matemática. 

Essas são as dicas e conselhos para que todos os blogs filiados tenham sucesso neste ano de 2012. 

Atenciosamente,


Equipe da UBM

9 comentários :

Não é inviável acompanhar todos os blogs, o problema é o escasso tempo que temos para acompanhar todos.

A ferramenta mais usada para isso são os Feeds (RSS). Se inscrevendo nos feeds de cada blog é possível acompanhar todos os posts publicados instantaneamente.

Veja a quantidade de blogs que acompanho via RSS: (não são todos)

http://www.prof-edigleyalexandre.com/p/links.html

Andei tendo uma ideias de sugestões para a UBM, mas contive-me em publicá-las.

Abraço!
Realmente o papel da UBM é disponibilizar aos internautas sobre blogs que tem por afinidade divulgar conteúdos relacionados a matemática e afins. Inclusive no Fichário de Matemática a UBM é o quinto maior site a enviar visitantes para o nosso blog. Em relação aos conhecimentos de html, no início pensava que isso não era importante,mas depois me aprofundando um pouco e melhorando o layout do blog, vi que realmente os resultados são significativos. E realmente a responsabilidade é séria. Tem professores e alunos que visitam os blogs, isso nos obriga a ter atenção redobrada sobre o que postamos em nossos blogs. Enfim, 2012 está aí para que se tenha a oportunidade de melhorar a qualidade dos blogs de matemática em todos os aspectos.
Realmente o tempo é escasso para nos atualizar com tantos blogs postando assuntos tão interessantes. Depois que a UBM começou a tomar corpo, ficou muito interessante acompanhar as publicações pelo gadget onde são mostrados os últimos posts. Para mim facilitou muito. Infelizmente ainda falta tempo! Tempo...

Edigley, não se contenha em sugerir ideias, pois boas ideias são sempre bem-vindas.

Agradeço a todos que cooperam com a UBM, seja em sugestões, ou em comentários tão relevantes que tanto nos incentivam, ou mesmo participando no Carnaval da Matemática que só aumentam o prestígio de todos os blogs envolvidos.

Deixo meus sinceros agradecimentos.

Um abraço a todos.
Olá, para todos!

Muitas das coisas que existe para nos ajudar, permitir e/ou assegurar a nossa sobrevivência aqui na Terra, teriam que serem inventadas, caso ainda não fossem atuantes nesses tempos! Os tempos e os costumes mudam à cada instante, pois a criatividade inventiva do ser humano é veloz e dinâmica a exemplo do que se deu com relação aos usos da informática, onde a criação da blogosfera é uma das suas facetas e que mais faz emprego da comunicação e disseminação dos conhecimentos. Sabemos que existe uma lei regendo o Caos, a gaussiana, segundo, o chamado... "príncipe da matemática"... o Gauss, matemático Alemão. Mas, para nós, as movimentações caóticas em termos de subsistência e produtividade merecem o quanto se puder, serem organizadas, classificadas e até, previsíveis!
Por sorte, que a movimentação na blogosfera que apresentava-se ser uma coisa caótica tipo: o clima, ações das bolsas de valores etc, era só uma forma de ser, na questão de se procurar artigos com assuntos postados em blogs relativos ao interesse dos leitores. Particularizando, quanto aos assuntos matemáticos, havia a necessidade de criação de uma âncora para se obter, organização e ganhos de tempo e energia, tanto para a busca das informações quanto das interatividades entre donos de blogs e dos leitores. Assim, surgiu a UBM, criada para, inicialmente, cumprir aqueles objetivos declarados anteriormente pela sua dinâmica equipe administrativa, porém, precisamos ter a vontade política de, através da união dos blogs e da interatividade deles com os leitores, que se apoie e aparelhe a UBM com novas funções, novas ideias e sobretudo, com cada um dos seus filiados, seguirem na medida do possível, aquelas instruções e sugestões para uma melhora qualitativa e quantitativa de produção de artigos de elevada importância para toda a comunidade de internautas!

Um abraços!!!!!
A União dos Blogs de Matemática realmente contribui para a busca de novidades nos diferentes Blogs que seguimos rompendo com a necessidade de irmos em um e outro procurar novas publicações.
Obviamente também contribui para a valorização de nosso trabalho através por exemplo do Carnaval da Matemática que em breve ira completar a primeira dezena de números de edições : D Porém, acredito que devemos buscar novas oportunidades, novas formas de continuarmos a propagar o conhecimento científico, o conhecimento matemático com uma maior interatividade e maior ´´intercâmbio`` entre os autores, para isso seria interessante a elaboração de um questionário...
Uma de minhas propostas seria a criação de uma Wiki ou algo parecido que possa continuar utilizando a plataforma Blogger e semelhantes porém com um maior enfoque na criação coletiva.

Abraço e sucesso para todos nós.
odiarioeducacional.blogspot.com
Gostaria de afiliar meu bloguer.

o endereço:

www.professortiagomachado.com
Vi que o seu site não tem formato de blog. Não possui espaço para os visitantes comentar e também não há e-mail de contato. Acrescente estas mudanças e volte a entrar em contato conosco.
Oi, equipe da UBM! Acabei de publicar um post em ELEMENTOS DE TEIXEIRA em 11/02/12 às 17:50 e a lista dos posts dos BLOGS filiados não foi atualizada. Verifiquem, por favor.
Todos os posts que são publicados pelos blogs filiados aparecem na barra lateral da UBM. Verifiquei também que as vezes a atualização não é imediata. Obrigado pelo comentário e volte sempre!

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática