Carnaval da Matemática da UBM nº #11

Nesta 11ª edição do Carnaval da Matemática da UBM de 15 de Fevereiro de 2012, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 5 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio. 


Autor: Aloísio Teixeira

A solução da equação diofantina [;axy + bx + cy =d;] foi uma descoberta pessoal e agradeceria aos leitores se me informassem se viram este método resolutivo em algum link ou livro. Fico surpreso de não encontrar nada parecido, mesmo porque a teoria envolvida é  simples. É só uma questão de fatoração e divisibilidade. Veja a demonstração da solução em Uma Equação Diofantina Especial.
Equação diofantina é aquela de natureza polinomial, de coeficientes inteiros, que possue mais de uma variável e só se buscam soluções inteiras. São também chamadas de indeterminadas, mas, se restringirmos o conjunto-universo das soluções, é possível, em algumas, vislumbrar um algoritmo que permita achar essas soluções. Não é a toa que só se busquem soluções inteiras...

Autor: Drika

Este é um trecho, um capítulo, do livro Planolândia de Edwin A. Abbott. É uma das partes que mais gosto. O livro todo é muito interessante, mas esse trecho em especial me encanta. Ficar imaginando as coisas que estão aí escritas é…intrigante. É uma leitura que indico a todos.

”    A maior extensão ou largura de um habitante adulto de Planolândia pode ser estimada em cerca de 28 dos seus centímetros. Trinta centímetros e meio pode ser considerada a extensão máxima.

Nossas mulheres são linhas retas.


Q é Denso em R. Qual é o Significado Disso? 
Autor:Pedro Roberto de Lima e Caroline Pereira


Diz-se que o conjunto ℚ dos números racionais é denso no conjunto ℝ dos números reais. O que significa isso? É o que veremos a seguir.

AVISO: nesta postagem vamos, como de costume, interpretar o conjunto ℝ como sendo uma reta. Segmentos representam, portanto, intervalos e pontos representam números.

Intuitivamente falando, dizer que ℚ é denso em ℝ significa que os números racionais estão completamente espalhados por toda a reta. Onde quer que você olhe na reta, você sempre verá números racionais. De um modo simples (e mais correto), significa que entre dois números reais distintos, quaisquer que sejam, sempre existe um número racional.

A Equação de Torricelli e a Distância de Frenagem
Autor: Paulo Sérgio

O Brasil é um dos países recordistas em acidentes automobilísticos e há várias razões para isso, tais como a falta de manutenção do veículo, condições precárias das rodovias e a principal, talvez seja a imprudência dos motoristas, fazendo ultrapassagens indevidas ou dirigindo em alta velocidade...




 O Pêndulo de Foucault

Blog: O Baricentro da Mente
Autor: Kleber Kilhian
 
Até o ano de 1851, todas as informações a respeito do movimento de rotação da Terra eram obtida através de observações astronômicas, sobre o movimento das estrelas. Uma explicação antiga era que as estrelas estariam “presas” a um esfera que gira sobre a Terra, mas a aceitação de que a Terra não era o centro do universo derrubava esta hipótese. 

O experimento de Foucault consiste em uma das maneiras mais simples e elegantes de se provar a rotação da Terra, que até hoje é admirada por sua simplicidade na forma de integração entre o ser humano e a natureza, sendo considerada por muitos físicos como um dos dez mais belos experimentos científicos.



 Malba Tahan... O Homem que Descomplicava!!!

Blog: Matemágicas e Números
Autor: Francisco Valdir
 
Numa noite dessas, em um oásis de um deserto de uma região de um país árabe, sob um céu emoldurado de estrelas cintilantes, uma caravana ali se detém para o pernoite. Sob à luz de uma fogueira, temos em sua volta um grupo de tuaregues, os homens do deserto, que à exceção de um deles, estão sentados e atentos à escutar o companheiro que permanece de pé, o narrador de lendas, e que começa a falar:
 
Alá é o Deus todo poderoso e Maomé é o seu profeta! Meus irmãos... e para mostrar o quanto o poder de Alá é grande... vou lhes contar o que aconteceu numa terra, longe daqui, chamada Brasil! Sim... o Brasil de Pelé, Garrincha, César lattes, Maria Esther Bueno, Airton Sena, Lula... e o venerado herói lembrado a cada dia seis de maio... o Malba Tahan!


0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática