Carnaval da Matemática da UBM - Nº #14

Nesta décima quarta edição do Carnaval da Matemática da UBM, de 15 de Maio de 2012, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 4 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio. 


Autor: Aloísio Teixeira



Desde que o homem aprendeu a calcular até os tempos atuais não foi possível estabelecer uma fórmula fechada [;P_n;] que gere a  sequência [;P_1=2;],[;P_2=3;],[;P_3=5;],[;P_4=7;],[;P_5=11;], etc, ou seja,
[;P_n=;] enésimo número primo
Esta questão desafiou os melhores matemáticos de cada época provando ser um empreendimento bastante difícil, para não dizer impossível.


 Um Método para Calcular o MMC e MDC Entre Dois Números

Blog: O Baricentro da Mente
Autor: Kleber Kilhian
 
Neste post, apresento um método onde podemos calcular o mmc e o mdc entre dois números inteiros sem fazer contas utilizando papel quadriculado e uma régua.



Empréstimo Pessoal ou Automático
Blog: Matemágicas e Números
Autor: Francisco Valdir
 
Na minha infância e, antes de entrar na escola, os meus pais me ensinaram a fazer as quatro operações fundamentais, ou sejam: soma, subtração, multiplicação e a divisão. A subtração me foi ensinada pelo método de complementação que era usado na época ( epa! Não sou do tempo do dilúvio universal... embora tenha pisado na lama dele! Rsrsrsrsrs!) e que continuou em uso, até que surgiu a tal da “Matemática Moderna” quando esse método para se fazer a subtração, foi abandonado e substituído pelo método do “Tomar Emprestado”, que é o usado atualmente.

Nada tenho contra o tal método, quanto a sua eficácia nos resultados. Mas, se compararmos com a rapidez, permanência intocada da escrita do minuendo e verificação (prova real da subtração) do método anterior, ele perde feio! Eu tenho, ensinado esse método “antigo” para os meus alunos e eles ficam surpresos com o mesmo e, muitas vezes já aconteceu de brigarem com os seus mestres (que também, não sabiam do método) para utilizarem o “Empréstimo Automático” ou o método do... “Para”, como alguns já o rebatizaram. Também, muitos amigos meus professores, já aderiram ao método, depois que lhes faço a demonstração. Enfim... questão de gosto não se discute, cada um tem uma razão para escolher o seu, portanto, farei aqui e agora a demonstração do método da “complementação “ para a operação da subtração.

Representação dos Naturais como Soma de dois Quadrados
Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Paulo Sérgio
 
Quais os números que podem ser escritos como soma de dois quadrados? ou três quadrados? Existe algum número natural [;N;] de modo que possa ser escrito como soma de dois, três, quatro, ..., [;N;] quadrados simultâneamente?
O problema de escrever um número como soma de dois quadrados é muito antigo e talvez tenha surgido das investigações de Fermat no século [;XVII;]. Anos mais tarde, Leonhard Euler, demonstrou usando números complexos que todo número da forma [;4k+1;] pode ser escrito como soma de dois quadrados.

0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática