Carnaval da Matemática da UBM - Nº #16

Nesta décima sexta edição do Carnaval da Matemática da UBM, de 15 de Julho de 2012, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 4 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio. 

Autor: Aloisio Teixeira
 [;P(n;p);] é o preenchimento de [;n;] elementos, tomados [;p;] elementos O leitor e colaborador matemático. Antonio Carlos Tavano, de São Paulo-SP, em suas pesquisas em Análise Combinatória, se deparou com a seguinte função nas variáveis [;n;] e [;p;][;\in \mathbb{N};], com [;n \leq p;].


Autor: Francisco Valdir

Pessoas que me conhecem e visitam o meu blog, quando me abordam comentam sobre as minhas postagens e perguntam sobre detalhes delas. Por curiosidade eu pergunto: mas, se queriam que eu explicasse mais sobre o assunto ou... 









Autor: Paulo Sérgio Costa Lino

Neste post iremos deduzir uma fórmula para determinar a densidade média solar, conhecendo o diâmetro angular do Sol (ângulo no qual o Sol é visto da Terra), o raio terrestre, a aceleração da gravidade terrestre e o tempo em que a Terra leva para dar uma volta em torno do Sol (translação terrestre).

Autor: Kleber Kilhian

A E8 é uma das mais complicadas estruturas já estudadas. O objeto também é conhecido como Excepcional Lie Group E8. Desvendá-la foi uma conquista significativa tanto como um avanço no conhecimento básico, como por causa das suas conexões entre muitas outras áreas do conhecimento, incluindo a teoria das cordas e a geometria.



0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

UBM

União dos Blogs de Matemática