Carnaval da Matemática da UBM - Nº #17

Nesta décima sétima edição do Carnaval da Matemática da UBM, de 15 de Agosto de 2012, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 5 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio. 

Autor: Aloisio Teixeira
No Cálculo Infinitesimal, uma função que não é alterada pela operação derivada é [;f(x)=e^x;], pois [;f_'(x)=e^x;], com reflexo na sua expansão por série infinita: [;e^x=1+x+\frac{x^2}{2!}+\frac{x^3}{3!}+...;]. No Cálculo Natural também temos uma função desta forma equivalente.

No quociente de Newton (
[;\Delta x \neq 0;] )


[;f_{\Delta x}^{(1)}(x)= \frac{f(x+\Delta x)-f(x)}{\Delta x};]

Autor: Francisco Valdir

Muita gente pensa por aí, que o mínimo múltiplo comum (mmc) foi inventado somente para ser usado para se encontrar as soluções das operações de soma e/ou subtração de frações, para os casos em que seus denominadores não são iguais. Mas, pelo menos eu, há muito tempo que descobri que essa é uma das suas aplicações. Claro, há vantagem em se usar o mmc dos denominadores das frações dadas, mas, isso não é imprescindível e para provar, vou usar através de um exemplo o que (aliás, irá ajudar na resolução do desafio... “contando ovelhas”), também, faz parte das minhas descobertas matemáticas antigas e que foi intitulada de... “MMC não comum” e mais tarde passou a ser chamada de... “o máximo MMC relativo”


Autor: Paulo Sérgio Costa Lino

Já apresentei um post sobre estudiosos de outras áreas refletindo sobre a Matemática. Vejamos agora a opinião de matemáticos sobre esta ciência.







Autor: Kleber Kilhian

Os egípcios antigos já empregavam linguagem simbólica para representar duas operações aritméticas: a soma era representada por duas pernas caminhando na direção da escrita e a subtração por pernas no sentido oposto.

Ahmes ensina como calcular a área do círculo. Sem justificar, ele diz que tal área é igual à área de um quadrado cujo lado é 8/9 do diâmetro do círculo. Em linguagem moderna é o mesmo que dizer que π = 3,1605, uma ótima aproximação para a época.
Autor: Romirys Cavalcanti

O número 1089 é conhecido como o número mágico. Vamos ver o por que disso? 
Escolha qualquer número que contenha 3 (três) algarismos diferentes. Vou escolher, por exemplo, o número 123 para fazer o teste com ele. 
Depois de escolhido um número de três algarismos diferentes (no meu caso foi o número 123) vamos reescrevê-lo só que dessa vez de trás para frente:

0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

UBM

União dos Blogs de Matemática