Carnaval da Matemática da UBM nº #19

Nesta décima nona edição do Carnaval da Matemática da UBM, de 15 de Outubro de 2012, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 4 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio. 

Autor: Aloisio Teixeira
Neste artigo, veremos o limite da soma da seguinte série infinita polinomial-exponencial:

 onde [;B \in \mathbb{R};] , com  [;|B|>1;] e [;P(n);] é um polinômio de grau [;g \geq 1;].

Este  somatório [;\sum_{n=1}^{\infty} \frac{P(n)}{B^n};]é um  caso particular de [;\sum_{n=1}^n A^nP(n);] quando [;A=1/B;], [;|B|>1;] e [;n \rightarrow \infty;].

Utilizaremos
integração natural por partes.
Autor: Francisco Valdir

Praticamente, são quase passados... vinte anos, que eu, juntamente com alguns professores amigos na UFRN, já quase um concluinte do curso de matemática naquela instituição, criamos a “Oficina de Matemática”... o que, na realidade, é o mesmo que... “Laboratório de Matemática”, os quais funcionam em quase todas as universidades do Brasil. Ainda nos dias de hoje, já com outro nome, essa repartição funciona aqui na UFRN!!!! Colaborei ativamente na criação dessa entidade começando pela criação do seu nome e também na produção de artefatos manuais que facilitassem o ensino e aprendizagem, atendimento aos usuários e de trabalhos escritos, entre eles, os desafios matemáticos, frutos das minhas “pesquisas” solitárias e... para incentivar a criatividade, a busca das informações armazenadas (reciclagem dos conhecimentos) e outras coisas mais, eu elaborei três exercícios matemáticos, três desafios que foram entregues para toda a comunidade estudantil em geral!!!! 


Autor: Paulo Sérgio Costa Lino

O matemático árabe Abul Raihan al Biruni (figura ao lado) atribui a Arquimedes, uma elegante proposição geométrica, chamda teorema da corda quebrada o qual enunciaremos abaixo:

Teorema (Arquimedes): Se [;AB;] e [;BC;] compõem uma corda quebrada [;ABC;], onde [;BC \succ AB;] e se [;M;] é o ponto médio do arco [;A\widehat{B}C;], então o pé da perpendicular [;F;] de [;M;] sobre [;BC;] é o ponto médio da corda quebrada.

Autor: Kleber Kilhian
Palavras como arrátel e côvado, que soam estranhas para nós hoje em dia, foram tão familiares a nossos antepassados como, guardadas as proporções, as palavras quilo e centímetro atualmente. Arrátel e côvado designavam, respectivamente, uma unidade de peso e uma unidade de comprimento do sistema de pesos e medidas brasileiro que vigorava antes da adoção do sistema métrico decimal. Aliás, esse sistema antigo deixava a desejar por vários motivos, entre os quais o fato de não obedecer a uma estruturação consistente e não adotar a escala decimal.

0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática