Carnaval da Matemática da UBM Nº #21

Nesta vigésima primeira edição do Carnaval da Matemática da UBM, publicada em 15 de Dezembro de 2012, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 5 blogs participantes. As sinopses estão ordenadas por data de envio. 

Autor: Aloisio Teixeira
Teorema. Seja um ponto [;P;] interior de um polígono regular de [;n;] lados. Considere os [;n;] segmentos [;PB;], [;PC;] , [;PD;],...,[;P_nZ;] que se originam de [;P;] e são perpendiculares a cada lado do polígono. Então a soma destes segmentos é [;n;] vezes a apótema [;OA;]

Autor: Francisco Valdir

Era uma vista de aspecto estranho de um universo curvo, fechado, denso e composto de três camadas concêntricas e ( texturas e/ou fases distintas????) onde havia corpos eletricamente energizados interativos e a maioria deles de mobilidade reduzida, pois a gravidade comum (ou força de coesão????Estariam ligados entre si... constituindo uma rede????) parecia atuar de forma diferente da habitual, porém, a comunicabilidade entre eles, era fantasticamente rapidíssima.

Autor: João Elias F.S. Rodrigues



Uma bola de massa m é lançada verticalmente para cima a partir da superfície da Terra com uma velocidade inicial positiva. As forças que atuam na bola são: a força da gravidade e a resistência do ar. Resolver se é mais rápido para a bola subir ou descer.
Em casos particulares, quando o módulo da velocidade não apresenta grandes variações, podemos modelar a expressão da resistência do ar a partir de uma lei de potência, a saber: 

Autor: Kleber Kilhian

As bolsas de valores são instituições, conhecidas como mercado financeiro, onde são negociados instrumentos financeiros. É por meio delas que investidores compram e vendem ações de companhias de capital aberto, formadas por sociedade anônima.Cada um dos investidores em ações de determinada companhia passa a deter os direitos e as obrigações referentes ao percentual correspondente ao valor das ações sob sua posse.


René Descartes
Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Prof. Paulo Sérgio

Podemos afirmar que a Filosofia Moderna começou em 1637 com a publicação da obra Discurso Sobre o Método Para Bem Conduzir a Razão do francês René Descartes. O pensamento crítico de Descartes contribuiu para o desenvolvimento da Filosofia e da Matemática do século XVII. A sua invenção da Geometria Analítica fornecerá as bases para o Cálculo e toda matemática moderna. Saibam mais sobre este grande homem que revolucinou o mundo com suas ideias originais.

0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática