Carnaval da Matemática da UBM nº #23

Nesta vigésima terceira edição do Carnaval da Matemática da UBM, publicada em 15 de Fevereiro de 2013, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 6 blogs participantes.

Quinta promoção do blog (Participem) 

Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Paulo Sérgio

O blog Fatos Matemáticos em parceria com a EDITORA NOVATEC trás mais uma promoção aos nossos leitores e amigos.

Nesta quinta promoção do blog Fatos Matemáticos o prêmio é o livro "Guia Mangá de Estatística" de Shin Takahashi.

A série Guia Mangá explica as principais matérias científicas e técnicas usando quadrinhos em estilo japonês. Cada guia é escrito por um cientista ou matemático com amplo conhecimento na área e é ilustrado por um profissional em mangá, garantindo a autenticidade e a exatidão que os leitores procuram.


Problema de Dido

Autor: João Elias F. S. Rodrigues 

O problema da Rainha Dido de Cartago possui a seguinte formulação matemática: Dada uma curva C fechada com certo perímetro, qual a forma geométrica que esta deve ter a fim de que envolva a maior área possível?

Na resolução desse interessante problema, utilizaremos o Teorema de Green, os multiplicadores de Lagrange e as equações de Euler-Lagrange. Aplicamos o Teorema de Green no cálculo de área de uma curva plana, determinada pela seguinte função vetorial...


Os polígonos regulares com número de lados 4, 8,16,...,2^k ( com k ≥ 2 ), inscritos em um círculo de raio R=1, estão relacionados de uma forma especial, com curiosa referência à raíz quadrada de 2.

De fato, sendo I4, I8, I16,...,I2^k as medidas destes lados, temos que...




Solução para o desafio Superman bizarro!

Blog: Matemágicas e Números
Autor: Francisco Valdir 

A MATEMÁGICA QUE SALVOU A TERRA!!!!!

Prezado, Supermam!!!!

Cordiais saudações!!!!

Atendendo ao vosso pedido de ajuda, apresento aqui, as minhas soluções, para as três perguntas do desafio matemático... “Desafio do Mundo Bizarro”, que consistia em respondê-las realizando-se os cálculos e dando-se as respostas, tudo isso, utilizando-se apenas, uma página de uma folha de papel tipo A4.

Passarei agora, a dar as explicações relativas à cada uma das questões, começando pela primeira, cujo texto é: 

“1º) atualmente o meu mundo tem 5432 unidades cúbicas em cada aresta e um volume de 160279981568 km^3. Qual seria o volume se cada aresta aumentar em uma unidade????”...

De onde vieram os símbolos?

Blog:  O Baricentro da Mente
Autor: Kleber Kilhian

Para escrever a afirmação: “Quando 7 é subtraído da soma de 5 e 6 o resultado é 4”, logo codificamos em símbolos matemáticos e escrevemos: 
Essa é a notação moderna utilizada mundialmente pela sociedade matemática e tem várias vantagens sobre a sentença que representa: é mais eficiente para escrever, mais clara e menos ambígua para a leitura, compreensível e praticamente todos que estudaram aritmética elementar conseguem entender o que significa...

Porque estudar frações? Para ganhar bem! 

Blog: Vivendo Entre Símbolos
Autor: Romirys Cavalcante

Estava lendo uma publicação da revista Cálculo (edição 19 - ano 2 - 2012) da editora Segmento quando me deparei com com um artigo que continha o seguinte título: "Para que estudar frações?" E a resposta a essa pergunta vinha logo abaixo ainda fazendo parte do título, “Para ganhar bem!  

O título me chamou a atenção e acabei por ler o artigo na integra. Resolvi expôr nessa publicação de maneira simples e direta o que o artigo continha. Tudo começou com uma simples pergunta...



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