Carnaval da Matemática da UBM Nº #24


Nesta vigésima quarta edição do Carnaval da Matemática da UBMpublicada em 15 de Março de 2013, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 8 blogs participantes.



Blog: Blog da Ju
Autor: Prof. Juliana

Você saberia dizer de onde surgiu o + (mais ) e o - (menos) que escrevemos em todas as operações de soma e subtração que realizamos. Na escola, aprendemos que para somar temos que utilizar o sinal de mais (+) e para subtrair o sinal de menos (-), no entanto, pouco se fala da origem desses sinais. Vamos conhecer um pouquinho sobre eles???



Autor: Pedro Roberto e Caroline 

Recentemente, um colega me fez saber de uma entrevista dada pelo matemático canadense James Stewart publicada na revista Cálculo. James Stewart é muito conhecido em virtude dos livros de Cálculo de sua autoria (diga-se de passagem, estes livros foram a base do meu aprendizado de Cálculo). Achei a entrevista bem legal e, como ela está disponível gratuitamente no site da própria editora, transcrevo-a a seguir.


Fórmula de Euler

Blog: Blog Pós Graduando em Física
Autor: João Elias F. S. Rodrigues



"Leiam Euler, leiam Euler, é o mestre de todos nós" 


Laplace. 


Sem dúvida, uma das expressões mais fascinantes da matemática é a fórmula de Euler, conceituada como "uma joia" nas palavras do físico nobelista Richard Feynman. Trata-se de uma igualdade que conecta, sobretudo, uma função tipo exponencial complexa em C com funções trigonométricas, particularmente, sin(z) e cos(z), i.e.


O Método de Completar Quadrados: Processo Prático


Blog: Vivendo entre Símbolos
Autor: Romirys Cavalcante 

Conheça um método super prático de resolver equações do segundo grau sem sabermos a fórmula de Bhaskara.

Saiba mais sobre o grande matemático que desenvolveu esse maravilhoso método, veja a biografia de Al-Khwarizm. Você também pode aprender o método de completar quadrados pelo processo geométrico.

Dada a equação 2x² + 16x + 14 = 0, seguiremos os seguintes passos:

O primeiro passo é analisar o número que está multiplicando o termo x².


Autor: Francisco Valdir

Você sabe, o que os matemáticos do mundo inteiro comemoram a cada data de... mês de março, dia 14 e às 15:00h???? Comemoram a passagem da data criada a alguns anos, uma forma de... “festa de aniversário” (pela criação da data) para um número, uma constante matemática e que... já na antiga Grécia, os matemáticos gregos a descobriram e ficaram intrigados e curiosos com ela!!!! Acredito que também, você esteja querendo saber de que número se trata, não é????

Caro leitor curioso, vamos brincar de matemágica um pouco???? Vou lhe apresentar esse tal número, mas, para isso, eu peço que realize (com bastante cuidado) umas operações e que são as seguintes:


Blog:  Elementos
Autor: Aloísio Teixeira


1) Problema dos Aviões-nível [;1;]. Calcular o menor número de aviões necessários para que um deles dê uma volta completa no planeta, partindo de um aeroporto no Brasil e retornando ao mesmo local no Brasil, nas seguintes condições: 

- A capacidade máxima do tanque de cada avião é suficiente para realizar somente meia volta ao planeta;
- É possível realizar o abastecimento entre aviões no ar sem perda de tempo;
- Todos os aviões empregados devem retornar e pousar no mesmo local no Brasil;
- Não é permitido a qualquer avião pousar em qualquer outro local do planeta.


Autor: Professor Paulo Sérgio

Como de costume, o blog Fatos Matemáticos comemora o dia internacional do [;\pi;] [;(14/3);], sendo que o auge das comemorações da mais famosa das constantes matemáticas ocorre às [;1h \ : \ 59 \ min;], pois esta hora representam a terceira, quarta e quinta casa decimal do [;\pi;], ou seja, [;\pi = 3,14159\ldots;]



Autor: Kleber Kilhian


Pierre René Jean Baptiste Henri Brocard nasceu a 12 de maio de 1845 em Vignot, França e morreu em 16 de janeiro de 1922 em Bar-le-Duc, França.

Brocard passou a maior parte de sua vida estudando meteorologia como um oficial da marinha francesa, mas suas contribuições notáveis são na matemática.

Suas descobertas mais conhecidas talvez tenham sido os pontos de Brocard, o triângulo de Brocard e o círculo de Brocard. Neste artigo, vamos nos limitar aos pontos de Brocard.

Durante uma reunião da Associação Francesa para Avanço da Ciência, Brocard apresentou um artigo intitulado "Etudes d’un nouveau cercle Du plan Du triangle", seu primeiro trabalho sobre o assunto.


0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática