Carnaval da Matemática da UBM Nº #25


Nesta vigésima quinta edição do Carnaval da Matemática da UBMpublicada em 15 de Abril de 2013, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos 8 blogs participantes.



Secções - TICs na MatemáticaBlog: TICs na Matemática
Autor: Charles Bastos

Atendendo uma expectativa de aprendizagem da turma do 8º ano de matemática: "Seccionar figuras tridimensionais por um plano e analisar as figuras obtidas pelos seccionamentos", foi planejado o trabalho com figuras em slides (capturadas na web), softwares (Cabri Géomètre e GeoGebra) e desenhos 3D no quadro-giz. Foram duas aulas de explanação e posteriormente oficina para a manipulação dos softwares com organização de figuras 3D e seccionamentos, além de desenhos a mão de figuras 3D, seguindo algumas instruções.
Abaixo seguem algumas imagens:



Autor: Pedro Roberto e Caroline 

O objetivo desta postagem é apresentar um problema muito interessante no que diz respeito à variedade de soluções possíveis. O enunciado do problema é o seguinte:



Tome muitas varetas, tais quais a representada na figura 1, e comece a construir algumas estruturas quadriculadas tais quais as representadas na figura 2.


Origem e Expansão do Universo

Blog: Blog Pós Graduando em Física
Autor: João Elias F. S. Rodrigues

As perguntas básicas sobre a nossa origem e do planeta Terra remontam a eras primitivas, nas quais nossos ancestrais embriagavam-se em meio à vastidão do Universo observável. Estrelas, planetas, luas, cometas e meteoros eram as atrações do circo astronômico do céu noturno. Em meio ao conflito existencial do ser humano, a humanidade criou instituições metafísicas no afã de explicar nossas origens e nosso futuro. Desse tempo remoto e do ambiente arquetípico é que surgem os mitos e o conhecimento religioso, assim como a astronomia e a astrologia. São muitas evidências que elucidam a complexidade e o caráter do ser primitivo. Na Inglaterra, o monumento Stonehenge, suposta calculadora astronômica primitiva, data de 3.000 a.C. a 1500 a.C. As pirâmides de Gizé, enormes estruturas cujas faces estão orientadas para os pontos cardeais, enfatizam o enorme conhecimento dos egípcios antigos. No continente americano, pelo menos três grandes civilizações floresceram, cada uma a sua época, demostrando profundo conhecimento da matemática e da astronomia, a saber, os incas, os astecas e os maias.


A Função de Euler


Blog: Elementos
Autor: Aloísio Teixeira

Seja [;n \in \left{1,2,...,n,... \right};]. Chama-se função de Euler, indicador de [;n;] ou totalizador de [;n;], a função assim definida:

[;\varphi(n)=;] número de inteiros positivos menores ou iguais à [;n;] e que são primos com [;n;].

Ou seja, [;\varphi(n);] é o número de elementos do conjunto

[;\varphi = \left{ x \in \mathbb{N} \ | \ 1\leq x \leq n \ | \ mdc(x,n)=1 \right};]
 Também representa-se esta função por [;\phi(n);]. Eis seus primeiros valores:


Blog:  Matemágicas e Números
Autor: Francisco Valdir

DESCUBRA AS PALAVRAS MATEMÁGICAS PRONUNCIADAS PELO MAGO MERLIN!!!!!

No sudeste da Inglaterra, há alguns milhares de anos, a cerimônia montada para a inauguração do Templo de Stonehenge, só teve sucesso devido à providencial ajuda prestada pelo mago Merlin, que se fazia presente na ocasião e evitou um fiasco no ritual da festa, utilizando o seu vasto conhecimento matemágico!!!!

Foi assim: como a função maior do templo, seria a marcação da passagem do tempo, pois, ele era um calendário construído com pedras gigantescas e arrumadas em dois círculos concêntricos, então, em uma armação de moldura metálica flexível, foram fixadas e numeradas desde o número 1, uma após outra, 365 engrenagens ...


Blog:  Vivendo Entre Símbolos
Autor: Romirys Cavalcante


Você que é professor de matemática ou de alguma ciência exata (matemática, física, química) ou que já teve a oportunidade de ensinar matemática a um grupo de pessoas já deve ter feito ou fará essa pergunta alguma vez em sua vida: Por que é tão difícil ensinar matemática? 


Estamos em pleno século XXI, na chamada era da informação. As crianças de hoje nascem sabendo mexer em notebooks, computadores, tablets, iphones, celulares de ultima geração e mil e uma outras coisas bem mais complexas.


Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Professor Paulo Sérgio

O produto misto tem seu destaque na Álgebra Vetorial devido a sua interpretação geométrica que está relacionado ao volume de paralelepípedo ou tetraedro determinado por [;3;] vetores. Neste post, veremos a sua definição, suas propriedades e aplicações.

Definição 1: Sejam os vetores [;\vec{u}=(x_1,y_1,z_1);], [;\vec{v} = (x_2,y_2,z_2);] e [;\vec{w} = (x_3,y_3,z_3);]. O produto misto desses vetores, tomados nesta ordem e denotado por [;(\vec{u},\vec{v},\vec{w});] é definido por  ...



Autor: Kleber Kilhian

Existem vários fatores evolutivos responsáveis por alterações nas frequências gênicas da população. Os principais fatores considerados pela teoria sintética da evolução são: mutação, permutação, migrações, seleção natural e deriva genética. 

Vamos primeiramente aprender a calcular as frequências gênicas e genotípicas das populações e depois analisar uma das maneiras pelas quais ocorre o processo de especiação. 

A composição genética de uma população pode ser conhecida calculando-se as frequências de genes e as frequências de genótipos nessa população. 

Vamos determinar como exemplo, a frequência gênica e a genotípica de uma população que apresenta as seguintes características:

5 comentários :

Agradeço pela referência ao texto "Origem e Expansão do Universo".

Att.
Olá professores, gostaria de saber se seria possível divulgar o meu e-book Operação Engenharia no seu blog. Ele é gratuito e foi escrito para os jovens que estão terminando ou terminaram o segundo grau, gostariam de fazer Engenharia, mas não sabem como custear um curso tão caro. O Download pode ser feito no meu blog (www.carroceria.blogspot.com.br). Fico muito agradecido. Carlos Lindner (carroceria.2008@gmail.com)
Olá... Que bom ter a primeira contribuição no Carnaval da UBM com o post "Secções em Figuras Tridimensionais"...
Pessoal, acessem, deixem um registro (comentário, sugestão, indicação...), eles são um sinal de que - como em O Homem Bicentenário - "ISTO FICA FELIZ EM SER ÚTIL" rá rá... melhorar sempre!!!
Estou tentando criar um blog sobre matemática, estou apanhando ainda e fazendo alguns testes com downloads básicos, mas o propósito é propor discussão, futuramente, principalmente entre alunos.

http://falaseriomatematico.blogspot.com.br/
O que ouve com a UBM??? Os carnavais pararam de acontecer por que ????

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