Carnaval da Matemática da UBM - Nº #29

Nesta vigésima nona edição do Carnaval da Matemática da UBM, publicada em $15$ de Outubro de $2013$, apresentamos as sinopses dos artigos enviados pelos autores dos $4$ blogs participantes.

 
Blog: O Baricentro da Mente
Autor: Kleber Kilhian

Uma pessoa com audição normal é capaz de ouvir uma grande faixa de sons de intensidade bem diferentes.

O som pode ser classificado como fraco ou forte quanto a sua intensidade, que é representado por $I$.

No $S.I.$, a intensidade $I$ é expressa em $W/m^2$ (watts por metro quadrado).

Existe um valor mínimo de intensidade de som, abaixo da qual é impossível ouvir algo. A essa intensidade damos o nome de limiar de audibilidade, que vale em média, $10^{–12}W/m^2$. Com base nos valores de intensidade de som, podemos definir o nível de intensidade $(\beta)$ medindo em decibels $(dB)$:

Euler e o Quadrilátero Convexo

Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Prof. Paulo Sérgio

Para o grande matemático Leonhard Euler não houve área da Matemática em que ele não usou o seu intelecto e para mostrar o seu poder de raciocínio, vejamos um teorema de Geometria Plana que Euler demonstrou em seu livro Introductio in analysin infinitorum de $1748$. Para saber mais sobre a vida e a obra (click aqui). 

Teorema: (Euler) Dado qualquer quadrilátero convexo $ABCD$ (figura acima) com diagonais $AC$ e $BD$. Se um paralelogramo é completado sobre os lados $AB$ e $BC$ formando o paralelogramo $ABCE$ e se os dois pontos $D$ e $E$ são ligados formando o segmento $DE$, então...

http://1.bp.blogspot.com/-MuDH690UYKY/UlqJP0OJE3I/AAAAAAAAEYk/QJsOU5_r7kc/s1600/newton.jpgBlog: Infravermelho
Autor: Jairo Grossi

Um dos maiores equívocos que algumas pessoas ainda cometem ao analisarem imagens, vídeos ou filmes com astronautas no espaço, em órbita da Terra, é pensar que a flutuação deles se dá pela ausência de gravidade.

Existem atualmente empresas de aviação nos EUA, Rússia, e agora a partir de $2013$, também na Europa, que já realizam voos comerciais, antes restritos aos treinamentos de astronautas, simulando esta condição encontrada no espaço. O físico Stephen Hawking foi um dos que experimentou tal sensação em um destes voos, em $2007$, e pelas imagens deve ter se divertido muito (foto).

Autor: Charles Bastos.

Revisando algumas revistas do CHC, encontrei na número $193$ uma curiosidade matemática que reproduzo abaixo.

$12.345.679$. Esse número de oito dígitos é fácil de gravar. Note que é a sequência do $1$ ao $9$, excluindo o $8$. Mas você acreditaria se alguém lhe contasse que esse é um número mágico? Pois, vamos testá-lo! Escreva o “número mágico” num papel e peça a um amigo que escolha o algarismo favorito dele. Multiplique o algarismo escolhido mentalmente por $9$ e escreva o resultado abaixo do “número mágico”. Depois, diga a seu amigo para multiplicar os números que você escreveu no papel.


0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

UBM

União dos Blogs de Matemática