Tópicos da Matemática da UBM - Nº #3 - Poliedros

Esta é a terceira edição da série mensal de postagens Tópicos da Matemática da UBM. Agradecemos aos autores dos 4 blogs participantes que enviaram seus links para mais esta celebração da Matemática. 

Para a edição abril, o tema será: Derivada. Esperamos a sua contribuição!



Construa objetos explorando elementos da geometria 

TICs na Matemática
Blog: TICs na Matemática
Autor: Charles Bastos

Como recurso pedagógico para exemplificar conceitos, elementos e objetos geométricos, a Oficina de Poliedros foi novamente requisitada.

Após algumas aulas a respeito de elementos básicos (ponto, segmento de reta, semirreta, reta, plano, polígonos) da geometria, em que além de explanação do conteúdo os alunos tiveram que reproduzir situações e objetos utilizando instrumentos (régua, compasso, transferidor), passamos a atividades que se relacionam à expectativa de aprendizagem referente aos Poliedros.

Sobre os poliedros, reconhecemos vértice, aresta e face, os 5 poliedros convexos (os reproduziram, assim como fui os organizando no quadro), desenhos em 3D, Fórmula de Euller e outros. Comentamos e representamos ainda alguns corpos redondos.


Móbile com Poliedros de Platão 

Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Prof. Paulo Sérgio

Os sólidos Platônicos são poliedros convexos e regulares e não é difícil demonstrar que existem apenas 5 poliedros de Platão: o tetraedro, o cubo, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro.

Existem várias atividades interessantes que podem ser feitas com os alunos, tais como construir esses poliedros com cartolina ou com canudos, mas o que eu proponho é uma atividade que serve como uma peça decorativa, que é a construção de móbile conforme a foto acima.


Leonhard Paul Euler 

Blog: Vivendo Entre Símbolos
Autor: Romirys Cavalcante

Leonhard Paul Euler nasceu na Basileia em 15 de abril de 1707 e morreu em São Petersburgo em 18 de setembro de 1783. Foi um matemático muito conhecido e também físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e Alemanha. Euler fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos (ciência que se preocupado com as relações entre as partes de um objeto em estudo, por exemplo, em um triângulo estudaria seus vértices, arestas e faces e procuraria relações entre eles). Ficou famoso por seus trabalhos em mecânica, óptica e astronomia tanto que foi considerado um dos mais proeminentes matemáticos do século XVIII. Uma declaração atribuída a Pierre-Simon, Laplace manifestada sobre Euler na sua influência sobre a matemática: “Leiam Euler, leiam Euler, ele é o mestre de todos nós.”.


Planificação de Poliedros 

Blog: O Baricentro da Mente
Autor: Kleber Kilhian

Neste caderno com planificações de poliedros. São 167 páginas com o seguinte conteúdo:

Platonic Solids; Archimedean Solids; Kepler-Poinsot Polyhedra; Other Uniform Polyhedra; Compounds; Dodecahedron; Cube and Tetrahedron; Octahedron; Icosahedron; Cuboctahedron; Icosidodecahedron; Truncated Tetrahedron; Truncated Octahedron; e muito mais.



2 comentários :

Olá! Vim para divulgar o nosso trabalho do PIBID da UTFPR, fizemos um vídeoaula muito curioso! https://www.youtube.com/watch?v=ILKduZpsz24 “O∫ πbidiano∫ _ HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (Vídeoaula)”. Obrigado pela atenção!
Olá! Vimos o vídeo... Muito interessante. Vocês possuem um blog ou perfil em rede social (Pibidianos)!

Postar um comentário

Cancelar comentário

UBM

União dos Blogs de Matemática