Carnaval da Matemática da UBM - Nº #34

Nesta trigésima quarta edição do Carnaval da Matemática da UBM, publicada em $25$ de Fevereiro de $2015$, apresentamos os artigos enviados pelos autores dos $7$ blogs participantes.


Que tal usar um pouco mais de Língua Portuguesa em Matemática?

Blog: TICs na Matemática
Autor: Charles Bastos


A língua portuguesa e a matemática estão presentes em praticamente todo o ensino básico (Brasil) e elas precisam ser pensadas com maior proximidade dentro de seus currículos, principalmente da língua portuguesa para com a matemática. Esta postagem, apresenta sugestões de aula diferentes das anteriores, pois não se presta a indicar um conteúdo ou uma atividade, mas atitudes que podem contribuir para melhorar a aprendizagem em Matemática.

Precisamos cada vez mais aliar os conhecimentos, eles não podem ser dissociados; de algum modo eles são dependentes. A Matemática tem muito de leitura, de análise, de interpretação, de lógica; ela necessita da língua e de linguagens. No nosso caso, o Português é muito importante para o entendimento de conceitos e situações-problemas.



A multiplicação egípcia

Blog: O Baricentro da Mente
Autor: Kleber Kilhian

Todos os 110 problemas contidos nos papiros de Moscou e Rhind são numéricos, sendo alguns de origem prática e outros teóricos.

Basicamente a multiplicação era efetuada por uma sucessão de duplicações de um fator e o outro fator dado por uma soma de potências de base 2. O fato é que podemos expressar qualquer número como uma soma de potências de 2.

Um Nomógrafo Para Determinar o Dia da Semana em 2014

Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Prof. Paulo Sérgio


Os calendários e os nomógrafos (calculadoras gráficas) sempre me fascinaram pela praticidade e beleza. Já apresentamos o calendário permanente de mesa inventado por John Singleton em 1957 e também o calendário dodecaédrico. Tratando-se de nomógrafos, já apresentamos um nomógrafo que determina o índice de massa corporal e o post Usando Nomógrafos Para Calcular Somas e Produtos.

Neste post, veremos um nomógrafo (figura acima) para determinar o dia da semana de qualquer data de 2014 de forma rápida simples e um pouco "misteriosa".


O que é porcentagem?

Blog: Vivendo entre Símbolos
Autor: Romirys Cavalcante



A porcentagem é um assunto que está bastante presente em nosso dia a dia em situações, principalmente, financeiras. Quando efetuamos a compra de uma roupa e recebemos um desconto por pagá-la a vista, estamos presenciando um caso onde a porcentagem se faz presente. Hoje você vai aprender a trabalhar com a porcentagem em várias situações problemas e vai perceber como é fácil calcular porcentagens em matemática.


Trissecção de um ângulo dado, é possível? Sim, pois é uma questão de tempo!

Autor: Prof. Francisco Valdir



Para quem não entendeu (é óbvio) o que é que uma MACHADINHA tem a haver com a matemática, eu vou complicar mais ainda, dizendo que... “sumiram com a minha MACHADINHA” e com a qual eu resolvia problemas da geometria, para certas divisões de ângulos quaisquer!!!!

Por causa do sumiço da MACHADINHA, eu lembrei de quando criança, de uma “cantiga-de-roda” cujo título... tenho dúvidas, se era: “machadinha” ou “o roubo da machadinha”, eu via as minhas irmãs brincarem disso com as outras meninas da vizinhança!!!! Pedi ajuda para a minha irmã mais velha que brincou disso, como já dissera e... ainda lembrava da letra da música, que escrevesse a dita cuja, para enriquecer essa postagem e também, até para recordar a nossa infância, isso é: para quem tem mais ou menos a minha idade!!!!

Veja mais >>>

História da educação

Autor: Jefferson Santos


Em algumas postagens, começando por esta, falaremos um pouco sobre a história da educação, dando um enfoque na educação tradicional (presencial) e na educação a distância (EAD), modalidade de ensino não tão nova como parece e que está cada vez mais frequente no Brasil e em praticamente todos os países desse planeta.
A história da educação faz parte da história da humanidade. Desde os primórdios da civilização, a educação atendeu a determinados objetivos do ser humano, que correspondiam a sua visão de mundo.


Veja mais >>>

Estudo da função polinomial do 1º grau usando o GeoGebra

Autor: Edigley Alexandre


Criei mais um ótimo applet com o GeoGebra para auxiliar nas aulas sobre o funções polinomiais do 1º grau. O applet é ideal para professores, mas também pode ser utilizado por estudantes, como uma ótima ferramenta para estudar em casa e se aprofundar mais um pouco no estudo do comportamento do gráfico desta função.


0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática