Tópicos da Matemática da UBM - Nº #5 - Polígonos

Esta é a quinta edição da série mensal de postagens Tópicos da Matemática da UBM e traz o tema Polígonos. Agradecemos aos autores dos $6$ blogs participantes que enviaram seus links para mais esta celebração da Matemática.




Magnetismo e polígonos regulares

Blog: Prof. Edigley Alexandre
Autor: Edigley Alexandre



 A experiência mostra um agrupamento de peças magnetizadas como de um tabuleiro de damas, que ao serem colocadas dentro de um recipiente com água, formam polígonos regulares (figuras geométricas planas com as medidas de seus lados iguais), como o quadrado, pentágono, etc.


Nova sugestão de aula para construção e uso do Tangran

Blog: TICs na Matemática
Autor: Charles Bastos

Esta é a segunda postagem sobre o uso do Tangram em sala de aula, na primeira postagem "Sugestão de Aula: Tangram e a Matemática Diversa", relato sobre a possível origem do Tangram, alguns jogos e simuladores, referências sobre o material e o registro de algumas aulas em que utilizei tal recurso. Retomei esta postagem, por conta de elaborar uma oficina de jogos e materiais em matemática, em que trabalho com professores outras atividades referentes ao Tangram.



Como determinar o número de diagonais de um polígono convexo de N lados

Blog:  O Baricentro da Mente
Autor:  Kleber Kilhian



Esta é uma abordagem simples de como determinar quantas diagonais são possíveis traçar num polígono convexo sem ter que propriamente traçá-las, mas apenas sabendo o número de lados do polígono.




Soma dos ângulos internos de um polígono convexo

Blog: Vivendo Entre Símbolos
Autor: Romirys Cavalcante



Hoje irei demonstrar para você como chegar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo de "n" lados. Devemos conhecer as definições de algumas palavras chaves antes de darmos início à matéria propriamente dita. Devemos definir o que é uma linha poligonal, um polígono e por fim o que é um polígono convexo.

Veja mais >>>

Quadriláteros Inscritíveis I

Autor: João Pedro Gonçalves Ramos
Em geometria, principalmente quando necessitamos provar algo que não envolva, pelo menos diretamente, medida de segmentos, o tema “quadriláteros inscritíveis” é muito útil. Alguns teoremas sobre essa família de quadriláteros são de extrema importância para utilizarmos ângulos que, em muitos casos, se encontram distantes uns dos outros. Em várias ocasiões, encontrar ângulos iguais, triângulos congruentes e semelhantes e quadriláteros inscritíveis são tarefas muito interdependentes: se não conhecemos um teorema sobre um, o outro fica quase impossível. Portanto, hoje falaremos um pouco das primeiras principais propriedades dos quadriláteros inscritíveis. 


É possível ensinar a somar os ângulos externos de um polígono convexo qualquer, sem sofrimento! Saiba como!!!

Blog: Laboratório Sustentável de Matemática
Autora: Daniela Mendes

Olá pessoal! Hoje vamos aprender a somar os ângulos externos de um polígono convexo qualquer sem sofrimento. Esta foi a atividade 3 da 1ª oficina do ICOMEC( 1º Ciclo de Oficinas Matemática é Ciência!). Hoje você irá acompanhar as modificações sugeridas pelos alunos para o seu aperfeiçoamento que resultaram no objeto de aprendizagem abaixo pensado em conjunto para compreendermos de forma visual este assunto, facilitando o seu entendimento.


1 comentários :

Olá pessoal!

É muito legal essa possibilidade de visualizar diferentes versões e vertentes para um mesmo tema. Gostei muito deste exemplo de material para visualizar e compreender ângulo externo do LSM; da linguagem na redação sobre os ângulos internos do VS; do conteúdo de quadriláteros inscritíveis do A Matemática Pura; do blog O Baricentro da Mente com número de diagonais de um polígono e da dica de vídeo do blog do Prof. Edigley.

Obrigado pelo partilhar de cada um de vocês, conto com todos no próximo mês. Vamos manter firme essa nossa parceria e nossos blogs sempre com cada vez mais conteúdo e colaborando para o ensino e aprendizagem!

Postar um comentário

Cancelar comentário

UBM

União dos Blogs de Matemática