Carnaval da Matemática da UBM - N° #35

Nesta trigésima quinta edição do Carnaval da Matemática da UBM, publicada em $25$ de Março de $2015$, apresentamos os artigos enviados pelos autores dos $7$ blogs participantes.


22 atividades que podem ser ensinadas explorando planilhas eletrônicas

Blog: TICs na Matemática
Autor: Charles Bastos



Tive uma boa surpresa ao iniciar mais uma disciplina do PROFMAT. Nela estudaremos, entre outros temas, as Planilhas Eletrônicas no ensino de Matemática. Não há uma referência específica de qual software usar (Excel, Calc, Numbers ou outro), até porque as atividades trabalhadas podem ser aplicadas a planilhas eletrônicas de diferentes softwares, tomando os devidos cuidados para algumas pequenas variações na interpretação simbológica.

De acordo com o material base estudado em uma das disciplinas do PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática), destacamos algumas informações sobre Planilhas Eletrônicas. 



A Regra de Chió para o cálculo de determinantes

Blog: O Baricentro da Mente
Autor: Kleber Kilhian


Toda matriz quadrada, de qualquer ordem, tem associada a ela um número chamado determinante da matriz. Existem alguns métodos para calcular o determinante de uma matriz, como por exemplo a Regra de Sarrus e o Teorema de Laplace utilizando a Matriz de Cofatores.

A Regra de Chió é muito prática se o elemento $a_{11}$ da matriz for igual a $1$, o que nos permite calcular o determinante de uma matriz de ordem $n$ usando uma matriz de ordem $n−1$.


Aplicação da Regra dos Trapézios na Determinação do Centroide de Placas Planas Curvilíneas

Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Prof. Paulo Sérgio



Neste semestre, lecionei a disciplina de Mecânica Aplicada e um dos tópicos apresentados é a determinação do centro de massa ou centroide de placas planas.

Se a placa é uniforme e homogênea, o que ocorre na maioria dos casos, o centro de massa da placa localiza-se em seu centro geométrico e é chamado de centroide. Além disso, se o contorno (borda)  da placa são formados por segmentos de retas, podemos decompô-la em outras figuras geométricas conhecidas e achar facilmente o centroide. Podemos citar como exemplo, uma placa formada pelas sete figuras do quebra-cabeça tangram. Esta técnica foi usada com um trabalho teórico-prático apresentado pelos meus alunos conforme a figura...


Aula 5 - Propriedades do Limite de uma Função

Blog: Vivendo entre Símbolos
Autor: Romirys Cavalcante


Estou dando início a aula 5 do curso: Como Aprender Cálculo Diferencial e Integral. Na aula de hoje vamos estudar sobre as propriedades operatórias dos limites, conteúdo de grande importância quando estamos trabalhando com limites. Já pensou ter que resolver limites pela definição toda vez? Seria muito complicado e chato não é mesmo? Com o conteúdo de hoje você vai aprender caminhos e métodos mais fáceis para encontrá-los.



UM QUARTO DE MILHÃO!!!!

Autor: Prof. Francisco Valdir




Olá, meus caros amigos e fiéis leitores do... “Matemágicas e Números” !!!!! Estamos atingindo, segundo a estatística do Blogger, a expressiva marca de 250 000 (duzentas e cinquenta mil) visualizações de páginas no blog!!!!!

Eu quero agradecer a esse ¼ de milhão de internautas, ávidos pelos conhecimentos e/ou ensinamentos matemáticos e por que não???? Pela preferência que dão em apreciar os meus textos, por eu fazer essa abordagem dos conteúdos da matemática, de uma maneira lúdica, funcionando como um impulsor, para o enfrentamento dos mais complexos desafios do cálculo, mais tarde!!!! “Para que complicar a matemática????”, já perguntava o professor Júlio César de Mello, o nosso querido e inesquecível... Malba Tahan, o mestre matemático carismático, conferencista famoso e autor de 117 livros, muito procurados não só no Brasil, sobre a matemática, entre os quais, temos o seu mais famoso livro... “O Homem Que Calculava” com uma tiragem de mais de 20 000 000 de unidades e traduzido em vários idiomas para mais de 200 países!!!! 

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Notação Científica

Autor: Jefferson Santos


Continuando a trabalhar com potências, vamos conhecer uma propriedade muito importante, muito utilizada, mas pouco percebida, a notação científica.

Segue em anexo os conceitos e exemplos de aplicações e cálculos de notação científica, assim como também recordar a potência de base 10, no qual deriva-se a notação científica. 


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A importância do ambiente para o aprendizado de matemática.

Autor: Daniela Mendes



Matemática é algo que se faz apenas com papel e caneta, disso não há dúvidas, correto? Trata-se de uma verdade incontestável para alguns. É verdade para matemáticos, astrônomos e tantos outros. Só que o que vale para alguns não vale para todos e infelizmente esta abordagem abstrata da matemática tem sido tomada como regra geral no planeta. Esta minha opinião é corroborada pelo péssimo desempenho em matemática não só no Brasil, mas no mundo todo[1].

Se fosse apenas o péssimo desempenho, já seria ruim. Mas como o que é ruim pode sempre piorar, também em termos planetários o medo da matemática segue galopante[2]. Alguns motivos: 1º desde tempos imemoriais a ciência matemática tem sido reservada a uns poucos eleitos, reforçando relações de poder. 2º tal reserva persiste até os tempos atuais onde a matemática continua acessível a uma elite privilegiada, devido à abordagem imaterial e pasteurizada da qual já falamos aqui. 


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