Tópicos da Matemática da UBM - Nº #6 - Mulheres na Matemática

Esta é a sexta edição da série mensal de postagens Tópicos da Matemática da UBM e traz o tema Mulheres na Matemática. Agradecemos aos autores dos $5$ blogs participantes que enviaram seus links para mais esta celebração da Matemática.

Tópicos da Matemática da UBM - Nº #6 - Mulheres na Matemática

Dia Internacional da Mulher: as mulheres na Matemática

Blog: Matemática é Fácil!
Autor: Jefferson Santos

Dia Internacional da Mulher: as mulheres na Matemática

Hoje, dia 08 de março, comemoramos mais um Dia Internacional da Mulher. Em homenagem às mulheres que se manifestaram por melhores condições de trabalho e foram incendiadas numa fábrica de tecidos em Nova Yorque, em 1857, somente em 1910 foi decretado o Dia internacional da Mulher, numa conferência na Dinamarca.

Emmy Noether e a Álgebra Moderna

Blog: O Baricentro da Mente
Autor: Klebber Kilhian

Emmy Noether e a Álgebra Moderna


Até o primeiro quartel do século $XIX$ a álgebra ainda praticamente se restringia à teoria clássica das equações. Daí que não se cogitasse de sistemas algébricos além dos usuais. Mas mesmo estes careciam de uma fundamentação lógica. Por exemplo, não havia uma definição precisa de número real e, portanto, as propriedades das operações com esses números eram simplesmente admitidas com base na intuição (e, por que não dizer, na fé).


Maria Gaetana Agnesi

Blog: Fatos Matemáticos
Autor: Paulo Sérgio

Maria Gaetana Agnesi

Durante a Idade Média, sob a influência do Cristianismo, muitos países europeus se opuseram a qualquer forma de ensino superior para o sexo feminino. A maioria das mulheres foram privadas dos elementos fundamentais da educação, tais como a leitura e a escrita, alegando que estes eram uma fonte de tentação e pecado. Para a maior parte, a aprendizagem estava confinada aos mosteiros e conventos que constituíam a única oportunidade de educação aberta a meninas durante a Idade Média.


Hipátia [Dias das Mulheres]

Blog: Profº Edigley Alexandre
Autor: Edigley Alexandre

Hipátia [Dias das Mulheres]

Hipátia era filha de Teão de Alexandria, também um matemático distinto e autor de várias obras, e irmã de Epifânio, segundo parece igualmente entendido em matemática. Sabe-se que seu pai, um eminente professor no Museu de Alexandria (do qual mais tarde se tornou diretor), foi simultaneamente seu tutor, seu professor e seu companheiro. 

Vida e ciência da matemática Marie Curie

Blog: TIC na Matemática
Autor: Charles Bastos

Vida e ciência da matemática Marie Curie

Maya Sklodowska, que mais tarde ficou conhecida como Marie Curie, nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 7 de novembro de 1867. Era a caçula de cinco irmãos, quatro meninas e um menino. Seu pai era professor e vice-inspetor em um ginásio e sua mãe, também professora, dirigia um colégio interno para moças. Era uma família unida, que se dedicava muito ao trabalho e aos estudos.


0 comentários :

Postar um comentário

Cancelar comentário

União dos Blogs de Matemática